----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sustentando: Bons exemplos para a sustentabilidade da sociedade

Coco para limpar a água

Muitas vezes inimigo da limpeza das praias brasileira, o coco está perto de se tornar um aliado em prol da despoluição das águas. Em um estudo realizado pela UFES –Universidade Federal do Espírito Santo, descobriu-se que o mesocarpo, aquela parte mais carnuda do fruto, desprezadas com as cascas após o consumo da água do coco, é capaz de remover da água poluentes como pesticidas, corantes, fármacos e até metais. A pesquisa também está fazendo estudos com bagaço de cana para identificar quais produtos as fibras dessa planta são capazes de filtrar. Os pesquisadores já estão recolhendo resíduos de coco nas praias capixabas para testar em larga escala o uso do coco como filtro, em substituição ao carvão ativado, usado hoje na limpeza das águas.


De olho na pegada hídrica

Já ouviu falar em pegada hídrica? Sim, você também tem uma! A pegada hídrica, conceito criado em 2002, serve como um indicador de água consumida pelas pessoas, não só de forma direta (quando abrimos o chuveiro), mas também de forma indireta (quando tomamos um refrigerante ou compramos uma roupa). A conta considera todo o volume de água usado para produzir algo desde a extração da matéria-prima até as mãos do consumidor. Além da conta para os produtos, é possível também levar o conceito para os países e indústrias. Na média anual, os norte-americanos têm uma pegada de 2.482 m3. Já a média global é de 1.243 m3 de do Brasil é de 1.381 m3. Aqui, 5% vêm do consumo doméstico, em atividades cotidianas. A maior parte (95%) corresponde ao consumo de produtos industriais e agrícolas. A ideia do conceito é criar um novo olhar sobre o consumo, trazendo informações desconhecidas ao consumidor. Para descobrir a sua pegada hídrica basta visitar o site Water Footprint e responder a um questionário (em inglês) com perguntas como quantas xícaras de café você toma. O site leva em conta o país de origem e dá o resultado em metros cúbicos por ano e por categorias – assim dá para saber onde se desperdiça mais água. Que tal fazer a sua?




Floresta sobe pelas paredes


Milão, na Itália, é a cidade que abriga a primeira floresta vertical do mundo. O prédio “Bosco Verticale” vai abrigar o projeto, que tem duas torres residenciais, de 110 e 70 metros cada uma, que terão as fachadas cobertas por 900 árvores e diversos tipos de plantas. O conceito do prédio foi criado pelo arquiteto Stefano Boeri, para construir em uma das cidades mais poluídas do mundo um prédio “produtor de oxigênio”, além de consumidor de gás carbônico e que vai servir de proteção da radiação solar para os moradores. Além da questão ambiental, o prédio procura trazer o verde de volta a grandes metrópoles de concreto. A vegetação que o Bosco Verticale vai abrigar ocuparia uma área de 10 mil metros quadrados, equivalente a um campo de futebol repleto de floresta. O projeto, no entanto, também já tem seu exemplar no Brasil. Em São Paulo, o “Harmonia 57” é o exemplar tupiniquim das construções que cedem espaço ao verde.

** Textos divulgados originalmente na edição 25 da Revista Geração Sustentável.

=================================================

Veja os conteúdos dessa edição:

Matérias:
Capa: Saiba como andam as práticas de sustentabilidade dos bancos brasileiros
Entrevista com Manfred Alfonso Dasenbrock - Sicredi PR
Desenvolvimento Local: Iniciativa sustentável inova modelo de entregas
Educação e Sustentabilidade: Abrindo o silêncio para o mundo
Responsabilidade Social: Sustentabilidade - da teoria à prática
Gestão de Resíduos: Iniciativas privadas buscam educar a sociedade a reduzir, reutilizar e a reciclar lixo

Artigos:
Ivan Dutra - Da Tunísia a Wall Street
Jeronimo Mendes - O encanto permance, mais o gosto muda
Yuri Beltramin - Como estamos construíndo nosso mundo sustentável?

=================================

Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário