----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Espaço Sustentando - Edição 26

Manual traz práticas de sustentabilidade para empresas

A Febrac (Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental) lançou um manual de sustentabilidade para as empresas brasileiras. No material, estão reunidas 80 práticas de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas dentro das empresas, desde atividades básicas até o tratamento de resíduos sólidos. O lançamento, em 22 de dezembro de 2011, reuniu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente do SEAC-PR, Adonai Aires de Arruda, senadores, deputados federais, entre outras autoridades.


Reciclagem de alumínio vai chegar a 40% no Brasil

Segundo dados da Associação Brasileira de Alumínio (Abal), o Brasil tem um dos ciclos mais eficientes de reciclagem do material no mundo. Hoje, segundo a entidade, o país recicla 35% do alumínio que utiliza, contra 29% da média mundial. A Alcoa, maior produtora de alumínio do Brasil, afirma que vem crescendo nos últimos anos o uso do alumínio primário reciclado em relação ao metal primário, passando de 17% em 1960 para 33% em 2004. Isso porque o alumínio é um material que pode ser reprocessado sem perder suas características físico-químicas, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para a economia de energia. A estimativa é que em 2020 o país recicle 40% de todo o alumínio utilizado no ano.


ISAE/FGV terá agenda preparatória para a RIO + 20

A busca por uma educação executiva voltada aos valores da sustentabilidade já faz parte do DNA do ISAE/FGV, que é o conveniado da Fundação Getúlio Vargas para Curitiba e outras praças no Paraná. Entre inúmeras ações com esse foco, o Instituto acaba de lançar uma agenda de atividades preparatórias para a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho de 2012 no Rio de Janeiro. Além de ações com os alunos e o corpo docente, o ISAE planeja envolver a comunidade e a imprensa nos debates, por meio de palestras e oficinas sobre a mandala de temas que serão abordados nesse grande evento.


Pagando pela sujeira do avião

A partir de 1º de janeiro de 2012, as companhia aéreas que circulam pelo continente europeu (sejam europeias ou não), terão de pagar pela poluição atmosférica que produzem na Europa. A decisão é do Tribunal de Justiça da União Europeia, que objetiva aliviar o impacto da aviação no aquecimento global, já que as emissões de gases do setor representam 3% dos gases do efeito estufa gerados pelo bloco continental. A polêmica, que já movimenta empresas do ramo nos EUA e na China, foi aprovada em 2008, com o objetivo de reduzir em 20%, no mínimo, as emissões de gases do efeito estufa até 2020.


Brasileiros acreditam que vai faltar água já em 2050

Uma pesquisa recém divulgada pela consultoria OThink revela que 68% dos brasileiros acreditam que em 2050 já sofrerão com a falta de água no país. A pesquisa, que ouviu mil pessoas em todo o Brasil (500 homens e 500 mulheres), também revela que 48% dos entrevistados acreditam que as reservas de petróleo, gás natural e carvão não se esgotarão. A classe A, segundo a pesquisa, é a mais otimista com relação ao assunto de riquezas naturais. A pesquisa revela ainda que 65% dos entrevistados acreditam que em 2050 todos os materiais utilizados serão reciclados e 83% acham que o petróleo será totalmente substituído por energia renovável nos meios de transporte.


Casca de laranja para abastecer seu carro

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), com especialistas das universidades de Córdoba, na Espanha, e de Nova Iorque, na Grã-Bretanha, está testando a produção de biocombustível a partir de cascas de laranja. A técnica consiste em processar as cascas depois de trituradas em uma máquina que expõe o material a altas potências de micro-ondas, que ativam a celulose presente na casca. A substância é isolada e utilizada na fabricação de biocombustível. Se der certo, a tecnologia pode ajudar – e muito! – o problema do lixo. Isso porque, só de cascas de laranja, são oito milhões de toneladas da casca da fruta jogadas fora todos os anos no Brasil. Além disso, a tecnologia não funciona apenas com cascas, mas com qualquer material que contenha celulose, como papel e cartolina. Além de eficiente, os especialistas afirmam que a máquina também é rápida: a capacidade de processamento de material é de seis toneladas de resíduo por hora.


=====================================================

Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:
Entrevista: Elisa Prado (Tetra Pak)
Capa: Campos Gerais: um Paraná a ser conhecido
Visão Sustentável: Produtos concentrados fazem bem ao meio ambiente
Desenvolvimento Local: Setor de sustentabilidade ganha representatividade no Brasil
Responsabilidade Social: Paraná se mobiliza para o desenvolvimento sustentável
Gestão de Resíduos: Crianças aprendem a dar outro destino aos resíduos orgânicos
Energias Renováveis: Cenário para comercialização de carros elétricos no Brasil ainda não é favorável

Artigos:
Fábio André Chedid Silvestre: As leis de incentivo à cultura
Leandro F. Bastos Martins: Promessa é dívida?
Jeronimo Mendes - Inovação e espírito empreendedor
Antenor Demeterco Neto - Logística e desenvolvimento econômico sustentável?
Gastão Octávio da Luz - Desafios Globais ao "desenvolvimento sustentável"

=================================
Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade

A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário