----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rede de Restaurantes Kharina recicla 100% dos seus resíduos


Empresa foi certificada com o selo Ehco Lixo Útil pelo Instituto Ambiental do Paraná e pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Curitiba, 30/05/2012 – Uma atitude premiada. A Rede de Restaurantes Kharina, presente em Curitiba há mais de 36 anos, é a primeira e única do estado a receber o selo Ehco Lixo Útil, certificação concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A certificação reconhece empresas ambientalmente responsáveis que se adéquam aos critérios e níveis estipulados pelas duas instituições, na preservação ambiental e reciclagem correta dos resíduos. Desde maio de 2010, o grupo destina 100% do seu lixo para fins ecologicamente sustentáveis.



“Inicialmente, estávamos preocupados e interessados em encontrar um meio de colaborar com a nossa cidade na questão dos resíduos. Na época em que conquistamos o selo, o Aterro da Caximba estava em uma situação extremamente precária, não suportando o volume diário recebido, deixando todos os moradores e vizinhos preocupados. Uma empresa especializada nos ajudou a traçar os melhores meios de gerar lixo zero para Curitiba”, explica Kharina Cury Abreu, uma das sócias da Rede.

Os Restaurantes Kharina contam com um programa de Gestão de Resíduos Sólidos, referência em sustentabilidade. Os detritos orgânicos e recicláveis não são enviados para os aterros sanitários, contribuindo desta forma para a diminuição de um dos principais problemas ecológicos: os “lixões”. Devido ao processo diferenciado, tudo é reciclado ou reaproveitado, desde os materiais como vidros, plásticos, latas de alumínio, papel e papelão, até os orgânicos, como os restos de alimentos, que se transformam em adubo ou ração animal. Destaque para a utilização de materiais que geram menos impacto ambiental e para o investimento na reciclagem total dos itens de papelaria.

“Acreditamos que a educação ambiental dos nossos colaboradores também é tarefa integrante deste selo. Aqui, nós evidenciamos para todos, por meio de treinamentos, a importância do uso adequado de materiais e da administração correta dos estoques, evitando o desperdício de alimentos ", conta. A preocupação da empresa com o meio ambiente reflete também na escolha de produtos biodegradáveis e na adoção de medidas mais saudáveis e ecologicamente corretas na concepção do cardápio, como a substituição do óleo convencional nas frituras pela gordura de palma, de origem vegetal e menos prejudicial ao organismo humano.


Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa da rede. Os empreendimentos hoteleiros já estão há algum tempo desenvolvendo práticas socioambientais e os restaurantes estão começando nessa caminhada...Quanto mais melhor!

    Aproveito para convidá-los a conhecer o Portal EcoHospedagem (www.ecohospedagem.com) que visa incentivar práticas de sustentabilidade entre turistas e empreendimentos turísticos.

    Um abraço,

    Thiago Cagna

    ResponderExcluir