----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Editorial da edição 28 - Rio + 20

Rio+20: Um novo evento para debater problemas antigos

Mais uma vez, organizações nacionais e internacionais estão se mobilizando para um evento internacional de debates sobre questões ligadas à sustentabilidade: a conferência da ONU Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro no mês de junho.Temas relacionados ao meio ambiente, a emissão de poluentes, aos desequilíbrios ambientais e as injustiças sociais são apenas alguns dos fatores que entram na pauta das discussões. Será que teremos algum avanço desta vez?

É disso que tratamos nesta edição em nossa matéria de capa: Economia verde para um novo modelo de desenvolvimento. Um ponto crucial na questão da sustentabilidade é que, hoje, o tema faz parte do dia a dia das corporações e dos consumidores, considerando que, até a década de 1990, o tema estava mais limitado às organizações do terceiro setor e às instituições governamentais. Dessa forma, os fatores produção e consumo definitivamente fazem parte do conceito e começa a surgir uma grande barreira para os avanços socioambientais, uma barreira, talvez, intransponível. O atual modelo de produção e consumo tem, de um lado, os grandes produtores desejando, cada vez mais, expandir seu negócio com aumento de produção e, do outro, o consumidor que tem os seus anseios de adquirir produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades. Geralmente, esses agentes (produtores e consumidores) têm uma visão limitada do processo, acreditando até que sua forma de produção ou de consumo não afeta "tanto assim" os fatores socioambientais. Podem até mesmo acreditar que há agentes bem mais impactantes no processo. Assim, nesses cenários sem identificação muito clara dos responsáveis ou de políticas públicas e da iniciativa privada, continuamos o debate sem muitas novidades. Salienta-se que o atual modelo de produção e consumo é incompatível com o conceito de sustentabilidade: ou repensamos a forma de produzir e consumir ou mudamos o conceito de sustentabilidade e afirmamos que está tudo sob controle. Em se tratando da Rio + 20, vale a pena participar de um evento dessa magnitude? As possíveis soluções, ou melhor, as possíveis proposições trarão resultados práticos? Nossa sociedade precisa de ações concretas, pois o "papo" conceitual de salvar o planeta já caiu por terra.

Além desse assunto, oferecemos ao leitor um caderno especial com uma matéria sobre a soja, principal cultura agrícola brasileira, e outros conteúdos importantes, como o projeto de energia solar desenvolvido pela empresa Solbravo S/A. Na editoria Visão Sustentável, trazemos o software da Interact que monitora ações de sustentabilidade corporativa.

Boa Leitura!
Pedro Salanek Filho

===========================================
Matérias:
Entrevista: Humberto Cabral (Embafort)
Matéria de Capa: Rio+20 - Economia Verde
Caderno Especial: Soja tem gestão ambiental personalizada
Visão Sustentável: Software de Gestão corporativa promove autossustentabilidade
Responsabilidade Social: Responsabilidade empresarial com futuro
Tecnologia e Sustentabilidade: Energia solar: um sonho de consumo (Solbravo S/A)
Desenvolvimento Local: A sustentabilidade como profissão


Artigos:
Ivan Dutra: Subsídios do goveno brasileiro
Jeronimo Mendes: Aprendendo com a crise
Marco Zarpelon: Sustentabilidade na Construção Civil


===========================================


Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Um comentário:

  1. Convidem para RIO+20 os deputados que fizeram o Codigo Florestal; convidem o relator para participar de debates. Estamos sem representatividade no COngresso. E pior quando falamos em sustentabilidade; vejam o Produto que eles fizeram e que tem a coragem de chamar Codigo Florestal.

    afonso
    afonsolcarvalho@uol.com.br

    ResponderExcluir