----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 5 de junho de 2012

Brasil Cerrado: Videoinstalação sensorial de Siron Franco ocupa o Museu de Arte Moderna durante a Rio+20

Uma das principais atrações culturais da Rio + 20 ocupará o salão principal do Museu de Arte Moderna, no período de 12 a 23 de junho. Trata-se da videoinstalação sensorial Brasil Cerrado, especialmente criada para o evento pelo artista plástico Siron Franco, a convite da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. Com mais de 600m2 de área montada, distribuídas em quatro salas e dois mega painéis, a videoinstalação é gratuita e foi concebida para aproximar o visitante das belezas do cerrado brasileiro e explicitar a urgência de sua preservação.

De forma criativa e lúdica, o artista apresenta um novo e belo mundo ao visitante. São insetos, flores, pássaros, animais, texturas, cores e odores do cerrado apresentados em grandes projeções com alta definição, esculturas, fotos e textos. A sonorização dos espaços, a aplicação de essências específicas da região e a presença de elementos sensoriais como água e calor nos diferentes ambientes conduzem a um passeio profundo por um universo onde a natureza é soberana.


A destruição que assola o cerrado dá a tônica da segunda parte da instalação. A sensação de perda e de urgência fica clara e o visitante passa a entender as necessidades imperativas das ações de proteção ambiental do bioma do Cerrado, o segundo maior do país. “A intenção é provocar conforto e desconforto. Apresento o acolhimento que a natureza nos proporciona e também a destruição que o homem vem causando”, afirma Siron Franco.

A exposição será distribuída pelas salas Água, Bioluminescência, Biodiversidade e Fogo, além de uma área externa. Um dos destaques será a contraposição dos aromas que poderão ser sentidos pelos visitantes: de um lado, cheiro de flores da noite do Cerrado; de outro, o forte odor de mata e madeira queimadas. Ao fim da visita, o público pode ver mapas da degradação, em tempo real, via satélite, diretamente do site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


O pintor, desenhista e escultor nasceu em Goiás Velho (GO) e passou sua infância e adolescência em Goiânia. Desde tenra idade, o cerrado tornou-se uma de suas paixões, marcando forte presença em seu trabalho. Dono de uma técnica impecável, Siron possui mais de 3.000 obras criadas, além de instalações e interferências, representadas nos mais importantes salões e bienais internacionais.

SERVIÇO:

Exposição BRASIL CERRADO – Siron Franco
Local: Museu de Arte Moderna (MAM)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo
Tel: 2240 4944 / 2240 4899
Data: 12 a 23 de junho
Horários: de segunda a sexta, de 11h às 18h /sábados, domingos e feriados, de 11h às 19h


Um comentário:

  1. Maravilhoso não poderia ser melhor representado o Cerrado do Brasil pelo artista Siron Franco. Belo trabalho

    ResponderExcluir