----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Evento do Pacto Global em Curitiba

ADESÃO AO PACTO GLOBAL AJUDA EMPRESA MOSTRAR AÇÕES PELA SUSTENTABILIDADE, AFIRMA ESPECIALISTA

Vitor Seravalli conduziu uma oficina realizada nesta quarta-feira, em Curitiba, pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial


Aderir aos princípios do Pacto Global não é apenas mais um título para a empresa, mas uma oportunidade de mostrar o que ela tem feito em prol da sustentabilidade, disseminar suas iniciativas, trocar experiências e criar uma oportunidade de negócios. A opinião é do especialista Vitor Seravalli, que esteve em Curitiba nesta quarta-feira (13) para conduzir uma oficina sobre o Pacto Global. Seravalli já presidiu o Comitê Brasileiro do Pacto Global.

Realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Fiep, o encontro reuniu mais de 70 pessoas, a maioria profissionais de empresas como a América Latina Logística, Arauco do Brasil, Copel, Ecovia, Electrolux, Gemalto, Spaipa, Bematech, Volvo, CNH, Furukawa, HT Technologies, Bosch, GVT, além de faculdades, prefeituras, sindicatos e associações.

O objetivo foi conscientizar e capacitar as empresas para a adesão ao Pacto Global - iniciativa proposta pela ONU que chama as empresas para a sua responsabilidade para com o futuro do planeta. Oficinas como essa, foram realizadas, também, em Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Londrina.

Ao abrir o encontro, o presidente executivo do CPCE, Victor Barbosa, destacou que as empresas mais eficientes possuem um compromisso social na gestão empresarial. “No mundo globalizado de hoje, não entender e não seguir as regras de responsabilidade social é um convite à mediocridade e lucratividade reduzida”, disse.

O Paraná possui 77 signatários - atrás apenas para São Paulo. “O Paraná tem a vantagem de ter a Fiep como signatária e membro do Comitê Brasileiro. O trabalho da Fiep e do CPCE na conscientização dos empresários tem ajudado muito a aumentar o número de empresas que seguem os princípios”, disse. Das três cidades brasileiras que já aderiram, duas são paranaenses: Maringá e Ortigueira. Em todo o mundo são 8.000 signatários. O Brasil aparece na quarta posição, com 456. “Nossa meta é chegar em 2020 com 20 mil signatários”, avaliou Seravalli.

Comunicação de Progresso – Após firmar compromisso com os princípios do Pacto Global, as empresas devem fazer, uma vez ao ano, o Comunicado de Progresso (COP). No site www.pactoglobal.org.br há uma série de informações sobre como montar este relatório.

O Crea-PR é signatário desde 2009. “Antes não tínhamos nada nessa área de responsabilidade social. Nosso primeiro passo foi realizar uma oficina com os funcionários e pontuar ações que eles estivessem dispostos a fazer”, disse a coordenadora do Comitê de Responsabilidade Socioambiental Corporativa do Crea-PR, Cacilda Ribeiro. Segundo ela, entre os resultados estão a unificação dos indicadores e a adesão ao selo pró-equidade de gênero na empresa.

A Arauco do Brasil já está se preparando para sua primeira Comunicação de Progresso. “A empresa tem dentro de seus compromissos ações relacionadas aos princípios globais. Isso facilitará na hora de evidenciar as ações”, afirmou a coordenadora de relações institucionais da Arauco, Maristela Aparecida dos Santos, destacando que a adesão da matriz da empresa, que fica no Chile, incentivou a fábrica do Brasil a também se tornar signatária.

Sustentabilidade Revisitada – Durante o encontro de Curitiba, o empresário e secretário executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo da Rocha Loures, lançou o livro “Sustentabilidade Revisitada: o que queremos sustentar?”. Segundo Loures, que presidiu o Sistema Fiep até 2011, a sustentabilidade parte da mudança de consciência dos empresários. “As iniciativas têm que acontecer por protagonismo da sociedade civil e dos empresários. Podemos ir além da mobilização e sermos agentes do desenvolvimento sustentável”.

Foto: Mauro Frasson
Fonte: FIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário