----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 26 de junho de 2012

Responsabilidade empresarial com o futuro

Série de oficinas promovidas pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial incentiva empresas a aderir ao Pacto Global da ONU

Responsabilidade social corporativa é a bandeira do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e tem como objetivo divulgar um jeito inovador e sustentável de pensar a indústria. Entre outras ações que vem realizando com este fim, o incentivo para que as empresas se tornem signatárias do Pacto Global é uma das campanhas de maior destaque do conselho.

O Pacto Global foi lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) há mais de 12 anos com o objetivo de fazer um chamado às empresas para que tenham responsabilidade com o futuro do planeta. Conforme dados registrados no site oficial do Pacto Global, mais de oito mil empresas são signatárias em todo o mundo. No Brasil são cerca de 400 e no Paraná cerca de 80, entre empresas, instituições de ensino, organizações não governamentais e municípios. Apesar da boa posição do Brasil no ranking de países que possuem mais signatários, a comunidade empresarial brasileira ainda não tem total conhecimento de como fazer parte da campanha.

Com o objetivo de incentivar e orientar as empresas a aderir ao pacto, o CPCE planejou uma série de palestras em algumas regiões do estado. As cidades de Cascavel, Londrina e Ponta Grossa foram as primeiras a receber o evento. Em junho é a vez da capital paranaense, Curitiba, mobilizar seus empresários. O intuito do Conselho ao promover as palestras é proporcionar aos participantes um entendimento claro sobre a iniciativa, condições para uma adesão responsável e como se dá o alinhamento das ações de responsabilidade social já promovidas nas empresas com os princípios do Pacto.

O responsável pela condução das oficinas é Vitor Seravalli, palestrante em temas relacionados a Desenvolvimento Sustentável, professor de pós-graduação da Fundação Instituto de Administração, da Fundação Dom Cabral, do Instituto Mauá de Tecnologia e ex-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (Global Compact - ONU). Segundo ele as empresas que assumem o Pacto Global, assumem também um compromisso social. “O Pacto não prevê regulamentações aos negócios e sim propõe que as empresas comuniquem seu progresso e tornem público o que têm feito na área de responsabilidade social”, explica.

A primeira oficina foi realizada em Ponta Grossa onde participaram 26 representantes de indústrias, instituições de ensino e organizações não governamentais. Segundo o participante Alessandro Figueira, da empresa Pincéis Tigre, após entender o significado do Pacto Global, a adesão é muito simples. “A barreira a ser vencida é a venda da ideia para os executivos e os conselheiros das organizações, pois todos os colaboradores, independente do nível hierárquico precisam estar cientes. É fundamental destacar que será uma ferramenta de fortalecimento nas relações da empresa com a sociedade”, ressalta.

Para o vice-presidente do CPCE Campos Gerais, Ney da Nóbrega Ribas, o evento realizado em Ponta Grossa foi muito positivo e didático. Ele ressalta que os empresários da região deveriam despertar para esse movimento que vai colocar as empresas que realmente tem consciência da responsabilidade social junto com tantas outras que são referências no assunto. “O mundo precisa de empresas que trabalhem de forma sustentável, ao passo que isso impacte positivamente na cadeia produtiva, na família de seus colaborares e na sociedade como um todo”, salienta.

A cidade de Cascavel também foi contemplada pelo evento que pretende mobilizar empresários para a necessidade de promover e divulgar suas ações de responsabilidade social. Cerca de 60 pessoas, entre elas empresários, presidentes de sindicatos da região Oeste do Estado e estudantes participaram da oficina e puderam compreender que assinar o Pacto não é algo complexo.

Para Edson José Vasconcelos, empresário, conselheiro do Sesi PR e integrante da diretoria da Fiep, toda empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte percebe que há necessidade de relatar suas práticas de responsabilidade social. “No planejamento estratégico da minha empresa, por exemplo, existem objetivos voltados à sustentabilidade, o que facilita uma possível adesão. É importante destacar que independente do porte, toda empresa pode se tornar signatária. A oficina ajudou na organização de nossas ideias quanto ao tema”, disse.

Programas e ações com foco na responsabilidade social já praticados nas empresas podem estar alinhados com os princípios do Pacto Global, como comenta Tatiane Trespach, da área de responsabilidade social da Unimed Cascavel. “Hoje já trabalhamos em prol dos Objetivos do Milênio e pretendemos ainda este ano assinar o Pacto, para fortalecer e comunicar nossas ações. Acredito que é de fundamental importância a realização de oficinas como esta, pois ajuda no fortalecimento das atividades focadas na responsabilidade social corporativa”, salienta.

Como aderir ao Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário da ONU Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, dos valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O processo de incorporação em grandes empresas implica o desenvolvimento dos seguintes aspectos:

• Uma declaração explícita de adesão da empresa ao Pacto Global, detalhando a política que seguirá para cada uma das quatro áreas: direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

• Incorporação de procedimentos formais de informação sobre a execução dessas políticas.

• Nomeação de um responsável por essas políticas.

• Estabelecimento de procedimentos de diálogo aberto com grupos de interesse em cada uma das políticas.

• Incorporação de um sistema de monitoramento para cada uma das políticas.

• Prática de uma política de transparência e respeito dessas políticas.

As pequenas e médias empresas também podem fazer a adesão, no entanto, devem se adaptar aos procedimentos de controle, políticas de report e transparência. O processo de incorporação implica o desenvolvimento de uma declaração explícita de adesão da empresa ao Pacto Global, detalhando a política que seguirá para cada uma das quatro áreas: direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e anticorrupção, a nomeação de um responsável, se possível transversalmente, pela implantação dessas políticas, o estabelecimento de um sistema de monitoramento dessa implantação, o estabelecimento de procedimentos próprios (ou compartilhados com outras empresas) de diálogo aberto com os grupos de interesse e a prática de uma política de transparência com suas informações, incluída no Relatório Anual de atividades da empresa.

Todas as informações a respeito da adesão ao Pacto podem ser encontradas através do link: http://www.pactoglobal.org.br/doc/Primeiros_Passos_do_Pacto_Global.pdf

Jornalista Bruna Robassa
=====================================================


Veja outros conteúdos dessa edição:


Matérias:

Tecnologia e Sustentabilidade: Energia solar: um sonho de consumo

Visão Sustentável: Software de gestão corporativa promove autossustentabilidade para empresas

Desenvolvimento Local: A sustentabilidade como profissão

Artigos:

Jeronimo Mendes: Aprendendo com a crise

Ivan de Melo Dutra: Subsídios do governo brasileiro

Marcio Zarpelon: Sustentabilidade na Construção Civil

=====================================================

Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade

A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado



Nenhum comentário:

Postar um comentário