----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Em uma pesquisa recente realizada pela empresa de consultoria McMillan Doolittle, foi revelado que a preferência dos consumidores por produtos sustentáveis vem aumentando nos últimos anos. Porém frente às tendências mundiais, a construção civil no Brasil ainda permanece em estágio embrionário, quando este setor deveria ser o principal articulador para alavancar mudanças sistêmicas na sociedade, que estejam em consonância com o Triple Botton Line.

Os imóveis sustentáveis já são uma realidade em países desenvolvidos. Tanto fábricas quanto residências captam a água da chuva e a energia solar, reduzindo assim não somente os impactos ambientais, mas também as tarifas mensais de consumo.

O Grupo Pão de Açúcar por exemplo, construiu em Indaiatuba - SP, uma loja alinhada ao conceito sustentável, onde a projeção de economia está em cerca de 30% para a energia elétrica e 50% para o consumo de água. Além disso, os processos e tecnologias contemplam uma redução de 35% nas emissões de carbono e cerca de 90% na geração de resíduos.

Necessidades de investimentos em novas tecnologias e materiais, gerenciamento de projetos, marketing voltado à comercialização de imóveis sustentáveis e políticas governamentais, são algumas das demandas emergentes relacionadas ao setor no Brasil.

Outro aspecto relacionado diretamente com a sustentabilidade na construção civil, é que nos últimos anos os desperdícios diminuíram no Brasil, porém não há muito que comemorar, pois ainda estão entre os mais altos do mundo. Além disso, segundo alguns especialistas como Dionyzio Klaydianos do Sinduscon DF, não existe sequer ideia das causas desta redução no nosso país.

Conforme dados encontrados em uma pesquisa de 2010 realizada em conjunto com 16 Universidades Brasileiras, o professor Antônio Neves de Carvalho, chefe do departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil da UFMG, defende que somente a argamassa gera cerca de 90% de perda.

Dentre as principais ações para diminuição dos desperdícios na construção civil podem ser citadas a correta gestão de pessoas, a correta aplicação das tecnologias e materiais, melhorias no layout dos canteiros de obras, melhorias na movimentação dos materiais nos canteiros de obras, correta estocagem e correta previsão de insumos, evitando sobras que inviabilizem a utilização destes materiais posteriormente.

Todo este cenário em ebulição, poderá favorecer o surgimento de novos entrantes, caracterizados pela necessidade tanto de atendimento do mercado relacionado aos clientes cada vez mais informados e sensíveis às questões de sustentabilidade, quanto pela visão de oportunidade onde alguns apenas visualizam restrições.

Certamente as construtoras que estiverem preparadas para adequações e implantação de ações sustentáveis na prática, poderão colher os frutos da fidelização dos clientes, aumento de efetividade nos processos, clientes mais satisfeitos, diminuição de desperdícios, maior valorização dos imóveis e conseqüentemente maior lucratividade.

E no futuro, a sustentabilidade poderá representar até mesmo a diferença entre a sobrevivência e a insolvência de algumas empresas, pois o que ainda hoje é considerado um diferencial competitivo, tornar-se-á apenas requisito essencial para a escolha dos consumidores e clientes.

Marcio Zarpelon

Professor Universitário e Diretor da Progem Consultoria.
Autor do livro Gestão e Responsabilidade Social.

=====================================================



Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:

Tecnologia e Sustentabilidade: Energia solar: um sonho de consumo

Visão Sustentável: Software de gestão corporativa promove autossustentabilidade para empresas

Responsabilidade Social Corportativa: Responsabilidade empresarial com futuro

Desenvolvimento Local: A sustentabilidade como profissão
Artigos:

Jeronimo Mendes: Aprendendo com a crise

Ivan de Melo Dutra: Subsídios do governo brasileiro

=====================================================

Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade

A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!


*Promoção por tempo limitado










Um comentário:

  1. Boa tarde! Meu nome é Rafael e sou o autor do projeto - site: www.trocatudoconstrucao.com.br
    Um site que estimula troca,venda e doação de sobras de materiais de construção civil.
    Com essa ação simples, tentamos diminuir o impacto ambiental gerado pelos resíduos sólidos da construção civil.
    Não cobramos nada para anunciar.
    Por favor divulgue em seu site nosso projeto , para que possamos fazer do no nosso País e nosso Planeta um lugar melhor para se viver.
    Muito obrigado,
    Rafael P. Junior

    ResponderExcluir