----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Prêmio Instituto HSBC Solidariedade - Troféu Dra. Zilda Arns Neumann - é entregue em Curitiba

Foram conhecidos na noite desta quinta-feira (23) os vencedores da edição 2012 do Prêmio Instituto HSBC Solidariedadse - Troféu Dra. Zilda Arns Neumann. A iniciativa que leva o nome da Fundadora da Pastoral da Criança reconhece desde 2010 líderes sociais e ambientais de organizações do terceiro setor no Paraná. O vencedor na categoria Educação foi Fernando Francisco de Gois da Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, de Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba. Na categoria Meio Ambiente, quem levou a premiação foi Maria Julia Xavier Rodrigues da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, de Curitiba.

As duas entidades vão receber R$ 50 mil cada para serem aplicados na expansão de suas iniciativas e no aperfeiçoamento da liderança premiada.

As duas entidades vão receber R$ 50 mil cada para serem aplicados na expansão de suas iniciativas e no treinamento do líder social responsável pela gestão dos projetos.

Na Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, fundada em 1991, existem ações de educação integral para acolher crianças e adolescentes retiradas de situação de risco. Na chácara, os jovens são apresentados a projetos que visam resgatá-los e valorizá-los para a sociedade por meio de atividades esportivas, de lazer, escolares e formação para o mercado de trabalho.


Reconhecimento

"Eu quero dedicar o prêmio a todas as pessoas responsáveis por esse projeto, que são os meninos e os colaboradores da chácara. Queremos mostrar que vale a pena cada um fazer a sua parte e melhorar a qualidade de vida e a educação dessas crianças", afirmou o fundador da chácara e coordenador geral, Fernando Francisco de Gois.

A Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino coordena desde 2006 no bairro Tatuquara, em Curitiba, o "Reciclar é Viver", um projeto que ajuda a formar a consciência ambiental dos moradores.

A associação organiza a coleta de óleo de cozinha a cada dois meses junto a cerca de 70 famílias, que em troca recebem alimentos por evitar que os materiais sejam descartados no meio ambiente. O óleo recolhido é usado para a produção artesanal de sabão ecológico e vendido como matéria-prima para a fabricação de biodiesel.

"Estou emocionada. O prêmio do Instituto HSBC Solidariedade é o reconhecimento do trabalho que a gente vem fazendo há 16 anos", disse a coordenadora da associação, a assistente social Maria Julia Xavier Rodrigues. Ela disse que vai usar o dinheiro do prêmio para ampliar, em escala industrial, a produção do sabão e fazer um curso de especialização em meio ambiente.

Já Fernando de Gois, da Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, afirmou que o prêmio vai ajudar no treinamento dos colaboradores e em projetos de protagonismo juvenil, para que as crianças e adolescentes, por meio de aulas e encontros com representantes da sociedade, construam referências para traçar seus projetos de vida.


Homenagem

O presidente do Instituto HSBC Solidariedade, Helio Duarte, disse que o balanço sobre a edição deste ano do prêmio "é muito positivo". Cerca de 50 (foram 47) projetos foram analisados por um corpo de jurados independente formado por representantes da iniciativa privada, academia, terceiro setor, sociedade civil e imprensa.

"Nosso compromisso com o prêmio é incentivar a busca e a valorização de novos líderes sociais, em homenagem à doutora Zilda Arns. Ela nos inspirou em várias ações. Seu legado é fantástico. O Instituto HSBC foi criado em 2006 inspirado na doutora Zilda Arns. Era justo que o prêmio levasse o nome dela", afirmou Duarte. Durante a premiação familiares da fundadora da Pastoral da Criança estiveram presentes. Entre eles, estavam os filhos Rogério e Nelson, e o sobrinho, o vice-governador do Paraná, Flávio Arns. Todos falaram da perseverança da doutora Zilda Arns em lutar por melhores condições de vida para o povo brasileiro e dos países assistidos pelos projetos que coordenava. Zilda Arns morreu quando desempenhava uma ação missionária da pastoral no Haiti, atingido por um terremoto há cerca de dois anos e meio.

Para a diretora executiva do Instituto HSBC Solidariedade, Claudia Malschitzky, o prêmio tem uma importante função de descobrir, reconhecer e levar a público ações desenvolvidas por lideranças comunitárias comprometidas com a melhoria de vida da população paranaense, um assunto que a fundadora da Pastoral da Criança entendia como poucos.

"A essência do trabalho da doutora Zilda foi descobrir e entender essas pessoas. E é exatamente isso que o Instituto HSBC Solidariedade também quer: descobrir, dar visibilidade e ajudar a aumentar o número de pessoas que possam ser beneficiadas. O prêmio é focado no líder social, que vem da comunidade, conhece seus problemas e tem condições de colocar a mão na massa e fazer acontecer", disse Claudia.


Rogério Arns, Helio Duarte, Nelson Arns, Maria Julia Xavier Rodrigues, Fernando Francisco de Gois, Claudia Malschitzky e Emilson Alonso (Da esquerda para direita).


Maria Julia Xavier Rodrigues da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, de Curitiba, vencedora na categoria de Meio Ambiente do Prêmio Insituto HSBC Solidariedade 2012.


Fernando Francisco de Gois da Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, de Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, vencedor na categoria de Educação do Prêmio Insituto HSBC Solidariedade 2012.










Nota aos editores:

Sobre o Instituto HSBC Solidariedade

Criado em 2006, o IHS coordena projetos próprios, programas globais do HSBC na América Latina e o Programa HSBC de Voluntariado, além de direcionar o investimento social do HSBC Brasil em três focos: Educação, Meio Ambiente e Geração de Renda para Comunidades. Sua atuação está alinhada aos princípios da sustentabilidade e contribui para os esforços do banco em seu compromisso com a conservação ambiental e com o gerenciamento de seus impactos diretos e indiretos. O Instituto é a única ONG corporativa no mundo a receber status associativo ao Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas.


Sobre o HSBC

O HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em mais de 80 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania.


Fonte: MC comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário