----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Elevadores verdes economizam até 75% de energia elétrica nos edifícios


Com mais de 100 anos de história no Brasil, a Elevadores Otis tem utilizado tecnologias avançadas, inteligentes e ambientalmente corretas para produzir equipamentos sustentáveis e com alta eficiência energética.
 
                                       Gen2 – Elevador sustentável e sem casa de máquina


A sustentabilidade vem ganhando força significativa no setor da construção nos últimos anos. São inúmeros os empreendimentos de diferentes tipologias em diversas partes do país. Cresce também a preocupação das empresas da cadeia produtiva da construção com a adoção de políticas de sustentabilidade e ações de responsabilidade social empresarial. “Nos últimos anos, a indústria brasileira tem evoluído muito em relação ao mercado de construções verdes, seguindo a tendência mundial, e tem se preparado cada vez mais para atender às rigorosas exigências dos projetos sustentáveis por todo o Brasil. A Otis está comprometida com esta filosofia, colocando no mercado produtos pioneiros voltados a atender esta demanda”, afirma Alex Guedes, Diretor de Vendas & Marketing.

O Gen2™ - Um dos equipamentos verdes que a Otis oferece é o elevador Gen2 com drive regenerativo ReGen™, que reduz o consumo de energia em até 75% em comparação com sistemas convencionais com drives não regenerativos. De acordo com os padrões europeus (VDI 4707), que avaliam o desempenho energético de elevadores, o índice de eficiência de energia combinada para toda a gama de sistemas Gen2 com configurações padrões é o de classe A, alcançando a melhor classificação possível.

            O Gen2 é um elevador sem casa de máquinas e o primeiro a utilizar sistema de cintas de aço revestidas com poliuretano para tracionar a cabina - tecnologia patenteada pela Otis. Tanto as cintas quanto a máquina sem engrenagem com rolamentos selados não necessitam de lubrificação, isentando o uso de óleo. As cintas de poliuretano são até 20% mais leves e duram até 3 vezes mais que o cabo de aço convencional. São mais silenciosas e flexíveis, além de eliminar o efeito de atrito entre os metais – produzidos pelos cabos de aço convencionais contra as polias.
 

Drive  regenerativo – ReGen™

A tecnologia inovadora utilizada para reaproveitar e economizar energia elétrica é o drive  regenerativo – ReGen™. Estes drives, combinados com uma máquina sem engrenagem (Gen2) possibilitam que a energia desperdiçada em sistemas tradicionais em forma de calor, possam realimentar a rede elétrica interna do edifício, onde pode ser reutilizada por outros elevadores, para a iluminação elétrica, para o ar condicionado, para os computadores e até por outros equipamentos que estiverem conectados à mesma rede elétrica do edifício. O que antes era desperdício torna-se geração de energia. Este pacote tecnológico pode trazer redução de consumo de energia de até 75% se comparado a equipamentos convencionais, maior durabilidade do equipamento, além de um transporte mais suave e silencioso.
Sistema Compass™: tecnologia avançada – sistema de antecipação de destino, que permite aos usuários de elevadores evitarem os tradicionais inconvenientes das longas filas e aglomerações de pessoas no saguão do prédio, cabinas lotadas e inúmeras paradas durante a viagem. Sucesso no mercado internacional, o Compass caracteriza-se por oferecer um serviço personalizado aos usuários e melhorar o fluxo de tráfego do edifício. Isto porque à medida em que as chamadas ocorrem, o sistema faz uma distribuição inteligente dos passageiros ainda no saguão do prédio, criando grupos de pessoas que farão viagens para o mesmo andar ou pisos próximos. O sistema indica o elevador que mais rapidamente chegará ao pavimento desejado, proporcionando menor tempo de espera e menos paradas intermediárias. Para se ter uma idéia, em comparação aos sistemas convencionais de despacho de chamadas, o Compass reduz em até 40% o tempo total de viagem.
As tecnologias utilizadas nos elevadores faz parte do compromisso da Otis com a preservação ambiental, dentro do programa mundial “The Way to Green” que abrange todos dos aspectos das operações da empresa, desde o design e a fabricação até o final da vida útil de seus produtos.
 Obras sustentáveis em destaque no Brasil
 Importantes empreendimentos comerciais e residenciais em todo o Brasil já contam com a tecnologia sustentável oferecida pela Otis. Abaixo algumas obras de destaque.
- Canopus Corporate: empreendimento comercial de alto padrão, localizado em Alphaville/SP, em construção pela Construtora Canopus. Esta obra contará com 24 elevadores sustentáveis de alta velocidade, com tecnologia de drives regenerativos ReGen, com máquina sem engrenagem, além do moderno sistema de antecipação de chamadas - Compass. Previsão de finalização da obra: 01 de abril de 2012.
-  Salvador Prime: localizado em uma das regiões mais movimentada e no centro comercial de Salvador/BA – esta obra, da Syene Empreendimentos, contará com unidades residenciais, flats e escritórios. Serão instalados 32 elevadores verdes da Otis – Gen2 com drives regenerativos ReGen. Previsão de finalização da obra: 2012.
- Eco Medical Center Cartaxo: O empreendimento será um dos maiores centros médicos da região nordeste e terá o conceito de “shopping de saúde”. Com seis elevadores, este será o primeiro edifício comercial da Paraíba a contar com a tecnologia inteligente e ambientalmente sustentável da Otis. Previsão de finalização da obra: abril de 2014.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário