----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lwart Química reduz 24% das emissões de CO2 em seu processo de produção























Mapeamento das emissões por meio do GHG Protocol foi o primeiro passo para colocar em prática as atitudes que levaram à diminuição das emissões

São Paulo, 20/9/2012 – A Lwart Química foi a empresa brasileira, pioneira no setor de impermeabilizantes a mapear as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O mapeamento possibilitou a elaboração de um plano de ação de redução destes gases, diminuindo em 14,8% as emissões de CO2 de 2011, se comparado com 2010. Essa redução foi observada mesmo após o aumento de 12,7% na produção industrial registrado no ano passado. Isso significa que obtivemos aumento de produção e, mesmo assim, reduzimos em 24,4% os GEE por volume de produção.

A empresa inventariou as emissões de 2010 e 2011de todas as fontes de GEE provenientes das emissões, que se dividem em fontes fixas, que aparecem na queima de combustíveis nos aquecedores, forno túnel e na queima dos gases dos reatores; fontes móveis, do uso de veículos próprios; e emissões fugitivas, como a recarga de gases de refrigeração.

O resultado do inventário demonstrou que a Lwart Química tem baixa emissão de gases. Um dos fatores que colaboram para esta baixa emissão é o consumo de energia elétrica e vapor da termoelétrica movida à biomassa, pertencente à Lwarcel Celulose, outra empresa do Grupo Lwart. Em seu processo industrial, a empresa também utiliza um insumo do processo de uma terceira empresa do Grupo, a Lwart Lubrificantes, tornando possível uma sinergia entre as companhias do Grupo e um maior controle das emissões.

As ações seguintes tomadas pela direção da empresa foram: conscientizar os colaboradores sobre as emissões de gases e sua importância para o meio ambiente e identificar ideias de redução. A mais significativa foi a regulagem de combustível e oxigênio no forno túnel, fato que possibilitou 20% da redução de gases de efeito estufa. Os outros 4% foram observados com o uso consciente de energia elétrica e combustíveis.

GHG Protocol

Essa medição ocorreu por meio de uma ferramenta utilizada mundialmente e aplicada pelas maiores empresas do mundo, o GHG Protocol, que tem como objetivo entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE, estimulando a cultura corporativa para a elaboração de inventários de emissões de gases. A Lwart Química apresentou interesse em participar do inventário e medir suas emissões. Desta maneira, foi possível avaliar estratégias de redução em busca do desenvolvimento sustentável.

“Contamos com a colaboração de todos dentro da empresa e pretendemos reduzir ainda mais as nossas emissões. Este resultado nos deixa satisfeitos porque é o primeiro passo para que possamos minimizar nossas emissões e mostra que mudanças para contribuir com o meio ambiente são possíveis”, analisa Ernesto Monte Neto, diretor geral da Lwart Química.



A veiculação deste logo não valida o conteúdo do inventário ou qualquer prática de gestão, redução ou compensação de emissões de Gases Efeito Estufa (GEE). O logo indica que a organização exerce a prática de mensuração e publicação de suas emissões de GEE nos moldes do Programa Brasileiro GHG Protocol.



Este selo não valida as informações contidas no inventário e não qualifica a organização quanto a seu desempenho na gestão das emissões, mas sim quanto à abrangência do inventário produzido pela organização no referido ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário