----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como será o amanhã?

Ausência de lideranças nacionais efetivas em sustentabilidade coloca em discussão a necessidade dessa atuação para posicionamento concreto do país no cenário mundial

A sustentabilidade, aliada às consciências ambiental e social, são conceitos que estão cada dia mais próximos das atividades cotidianas. Ao mesmo tempo, tomam proporções inigualáveis, que caminham para a construção de uma nova realidade quando se trata de meio ambiente e sociedade. No entanto, esse movimento mundial carece de representatividade brasileira nas discussões, pois o país não tem, ainda, líderes efetivos que atuem interna e externamente em prol de promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável.

Para alguns especialistas, é lamentável que o Brasil, maior potência sustentável do planeta, ainda não tenha nomes que se destacam e defendem os interesses sob a ótica da sustentabilidade junto a outros países e mesmo junto à população brasileira. “Todo processo de amadurecimento requer disposição em atravessar para o outro lado ainda não alcançado; crescer para além; subir mais um degrau. Sustentabilidade, de fato e de verdade, tem relação com des_envolvimento, isto é, tirar o envolvimento; o invólucro de proteção; a zona de conforto - não importando a sua linha do tempo de vida”, comenta Cleuton Carrijo, administrador que há mais de 24 anos atua no setor de meio ambiente e sustentabilidade. Ele, que vem acompanhando efetivamente o desenvolvimento da sustentabilidade no país, afirma que ainda faltam protagonistas que lutem pela causa de todos, passando da esfera das necessidades individuais.

A formação desses líderes, no entanto, é tema de debate. Por ser uma realidade relativamente nova (que vem despontando nos últimos 20 anos), ainda não há um perfil definido dos profissionais que devem exercer a liderança em sustentabilidade. Há tentativas em diversas frentes, como a formação de líderes por meio da experiência e análise da conjuntura mundial, partindo de suas esferas corporativas. Há também a tentativa de formação por intermédio do ensino continuado, como cursos de  MBA e mestrado focados em inovações para a sustentabilidade. “A Organização das Nações Unidas (ONU), preocupada com essa situação, criou um braço do Pacto Global, ligado às instituições de ensino com cursos de Administração, para inserirem em seus currículos de ensino temas nessa área”, afirma Niazy Ramos Filho, médico e coordenador do Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (Casem), órgão ligado à Associação Comercial do Paraná (ACP). Ele, porém, reafirma que ainda faltam pessoas de destaque dentro dessa área no país. “Os líderes comprometidos com o tema e que sejam proativos ainda são raros, por isso a formação de líderes com essa postura é uma necessidade, sem dúvida”, comenta Ramos Filho.

A necessidade, pungente pelo rápido desenvolvimento a que toda a sociedade acompanha, pede que as ações não sejam isoladas. “Acredito que parceria público/privada seja indispensável para que ocorra o surgimento de líderes em sustentabilidade, uma vez que ela depende do equilíbrio entre o social, o econômico e o ambiental”, defende Marcus Brisolla, diretor técnico da Innatura, empresa de soluções ambientais.

Para ambos os lados, Brisolla defende mudanças a fim de estabelecer uma nova estrutura de atuação. “As lideranças no setor público devem aproximar os órgãos legislativos e executivos, do setor privado, buscando encontrar medidas que desenvolvam a sustentabilidade dentro das empresas e que sejam condizentes com a realidade delas. Entretanto, o setor privado ainda vê a sustentabilidade como custo, e o primeiro passo seria o convencimento das empresas sobre a importância da sustentabilidade do ponto de vista econômico (papel este de líderes e expoentes), posteriormente, dentro dos sindicatos e federações, discutindo o assunto justamente para facilitar o diálogo com o setor público”, argumenta.

Entretanto, Carrijo ressalta a importância de um posicionamento diferenciado em ambos os lados. “Eu não diria que devem ser adotadas novas "posturas" e, sim, princípios. O princípio está muito além da lei do certo e do errado. Pois princípio é onde tudo inicia; o começo; a essência; o ponto de partida para todo o restante. E os princípios se refletem nas posturas, criando assim uma nova forma de atuação”, sugere. Niazy Ramos Filho defende, ainda, uma ampliação na divulgação dos temas e lideranças que buscam realizar essa discussão. “Penso que o fator decisivo realmente seja fortalecer a divulgação e o apoio às questões relacionadas à sustentabilidade, tendo em foco a real força transformadora dos conceitos a ela ligados: sociedade ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa”, aponta.

Os especialistas, diante dessa questão, concordam em um ponto importante: a atuação de institutos e entidades ligados a essa questão não tem posição de formação de líderes ou de assumir para si a liderança pelo desenvolvimento da sustentabilidade no país. “Eu não acredito em institutos. Eu acredito em pessoas, dos institutos. Porque organizações - com ou sem fins lucrativos - são feitas de pessoas; por pessoas e para pessoas”, afirma Carrijo. Em uma questão mais prática, Brisolla exemplifica como ainda algumas entidades do país não estão investindo em se aprofundar no assunto. “Não há hoje um instituto de renome no Brasil que estude a sustentabilidade, um exemplo disso é que as empresas brasileiras usam certificados estrangeiros quando querem atestar se possuem ou não uma gestão adequada de resíduos, qualidade, função social, etc.”, comenta.

Olhando para fora do país, a percepção é de que no quesito líderes ambientais, o Brasil está fora do compasso de outros países. “Vários nomes, de várias nacionalidades, contribuem para que seus países tenham posição efetiva quando se discute a sustentabilidade e os caminhos que dela surgem. Não apenas estudiosos, mas também empresários engajados na causa”, comenta Carrijo. Além disso, alguns países têm investido efetivamente em apoiar e desenvolver soluções para seus países já baseados no conceito de sustentabilidade. “Os norte-americanos possuem um selo verde para obras e construções que tem se espalhado pelo mundo, ao mesmo tempo existem selos franceses e alemães que não tiveram tanto sucesso fora de seus países mas, importante frisar, atendem às demandas locais”, comenta Brisolla. Na busca por um âmbito global, a ONU, por meio do Pacto Global, busca apoiar e disseminar essa realidade em alguns países para os demais. “O movimento do Pacto Global está presente em cerca de 150 países e tem algo em torno de 6000 empresas signatárias. No Brasil, o Comitê Brasileiro para o Pacto Global (CBPG)tem tentado ser esse agente”, aponta Ramos Filho.

Líderes em potencial

Entretanto, os especialistas acreditam no fortalecimento de potenciais ícones que podem fazer a diferença e assumir uma postura proativa diante da realidade que a sustentabilidade está inserida. Porém, o caminho ainda é longo. "Ainda não tenho percebido efetivamente nenhuma atuação além do expediente de trabalho, com continuidade do discurso do horário comercial. É importante levar isso adiante do reduto de sua atuação profissional, pois nenhum sucesso nos negócios compensa o fracasso no lar. Pois, nesse caso, a falha  estará justamente no ponto mais crucial de uma estratégia de continuidade de qualquer organização humana, que é o foco no processo sucessório.  O grande líder é aquele que deixa outros líderes formados, como sendo o seu grande legado”, sintetiza Carrijo.

Jornalista Lyane Martinelli

====================================================

Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:


Capa: Instituto HSBC Solidariedade - Sintonia com demandas socioambientais e econômicas do Brasil

Tecnologia e Sustentabilidade: Proteção e segurança para o consumidor

Responsabilidade Social Corportativa: Lançado programa empresarial em que funcionários podem desabafar e buscar o autodesenvolvimento

Responsabilidade Ambiental:Compromisso efetivo com o ambiente
Desenvolvimento Local: Conscientização empresarial e compromisso com o futuro do planeta

Artigos:

Gastão Octávio Franco da Luz: Resquícios de sustentabilidade. Um registro de viagem
Giuliano Moretti: Da ego à Ecossustentabilidade: O caminho da percepção
Jeronimo Mendes: Empreendedor ou Empregado: Um desafio interior

=====================================================
Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade



A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.
Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.
Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário