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terça-feira, 9 de outubro de 2012

Compromisso efetivo com o ambiente

Soluções específicas abrem espaço para consciência ambiental em grupo paranaense

Entender o seu papel dentro da sociedade e contribuir para o avanço da consciência ambiental faz parte do posicionamento que vem sendo delineado para o mundo corporativo. Assumir a responsabilidade sobre suas ações e traçar planos para evitar danos ao meio ambiente e a sociedade, com um resultado positivo e diferenciado, faz parte da ideologia que empresas engajadas com as necessidades socioambientais têm buscado em torno de uma sustentabilidade efetiva. Um exemplo efetivo desse novo posicionamento é o grupo HigiServ, que atua há mais de 35 anos no setor de limpeza, manutenção e serviços para empresas, e vem apostando na adoção de medidas diferenciadas que agregam ainda mais valor ao seu serviço, que traz em sua essência o cuidado para o bem-estar e a saúde do coletivo.

Com medidas diferenciadas, o grupo vem adotando, nos últimos 15 anos, posturas proativas referentes à questão ambiental. “Sempre trabalhamos com atividades muito ligadas à vida das pessoas, por isso a responsabilidade ambiental faz parte do nosso dia a dia desde o início e entendemos que nossos serviços devem disseminar a ideologia da responsabilidade e do cuidado”, comenta o diretor do grupo, Adonai Arruda. Hoje, a empresa realiza diversas ações que levam até os clientes o compromisso da HigiServ com o meio ambiente e o futuro do planeta.

Com mais de cinco mil colaboradores atuando em seis estados brasileiros, a HigiServ aposta na educação e no bom exemplo para levar seu compromisso aos demais. Hoje, todos os colaboradores em atividade já participaram de treinamentos específicos que mostram a relação do seu trabalho com a qualidade do meio ambiente. “Esse é um conceito que os novos colaboradores já recebem na integração da empresa, quando recebem as principais instruções e são direcionados aos postos de trabalho”, explica a bióloga Priscilla Marques, responsável pelo departamento ambiental desde 2010 e que vem implantando projetos especiais dentro do grupo.

Uma das grandes mudanças está na adoção de um tecido especial para a confecção dos uniformes, o poliéster ecológico. O tecido é feito com uma porcentagem de material proveniente da reciclagem, o qual garante que ao final de um ano pelo menos 1,4 milhões de garrafas de PET tenham destinação diferenciada no país. Os uniformes, produzidos em parceria com a fornecedora do tecido, continuam a exercer um papel importante depois de que a sua vida útil para vestimenta se esgota. “Todos os uniformes que já não estão mais em condições de uso, inclusive aqueles provenientes da rotatividade dos colaboradores na empresa, são reaproveitados. Estamos produzindo sacolas permanentes com os tecidos dessas peças, que dão uma destinação ainda mais digna para esse material já resultado de reciclagem. Estamos fazendo a distribuição dela sem eventos que a HigiServ participa e também incluímos a novidade no kit inicial do colaborador. Ele vai receber seu uniforme dentro da sacola e poderá levar para casa, disseminando a ideia de reutilização de materiais também em sua comunidade”, explica a bióloga.


Outra preocupação estava na elevada quantidade de produtos que são utilizados para a realização de serviços de limpeza. “Temos duas preocupações nesse caso: a saúde e o consumo. Por isso, buscamos fornecedores que nos oferecessem soluções para produtos de limpeza biodegradáveis, com alta qualidade de limpeza e segurança para a saúde dos colaboradores e dos clientes”, comenta Priscilla. Além disso, a HigiServ encontrou no uso de vassouras produzidas com cerdas de garrafas de PET uma forma de aumentar a durabilidade desse instrumento de trabalho e também baratear os custos de aquisição por ser um produto proveniente de reciclagem. “Estamos finalizando o período de testes dessa nova opção para os clientes. Percebemos que em oito meses de uso, o consumo de vassouras diminui consideravelmente, pois as feitas com cerdas de PET tem uma durabilidade maior. Hoje, um dos nossos clientes já está usando 100% das vassouras nesse formato e estamos abrindo para outros clientes essa possibilidade, pois é realmente interessante tanto pelo viés econômico quanto pelo viés ecológico”, defende a responsável pelo setor ambiental da empresa.

Disseminando a cultura da sustentabilidade

“Hoje somos um setor com mais de 1,6 milhões de empregos gerados e com mais de 13 mil empresas no mercado em todo o Brasil. Temos grande inserção na sociedade e com isso a responsabilidade de demonstrar e exercer uma postura de preocupação com o meio ambiente, temos que fazer parte do processo cultural e mostrar aos que nos cercam a importância da consciência ambiental e da nossa responsabilidade com o planeta”, constata Adonai, que além de presidente da HigiServ é também presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e é o primeiro brasileiro a presidir a entidade mundial World Federation of Building Service Contractors (WFBSC).

Além do investimento em novas soluções verdes para o desenvolvimento de suas atividades, o grupo HigiServ aposta também na conscientização e envolvimento de seu público interno em ações ambientais. Na busca de facilitar o entendimento do processo de separação de lixo, foi produzido um crachá especial, utilizado com a identificação do funcionário, que traz de maneira didática a forma de separação de lixo, com a identificação por cores e tipos de resíduo.

“Investimos também em uma ação para levar essa conscientização para dentro da casa dos nossos colaboradores. Estamos apostando no recolhimento de óleo de cozinha usado nas residências com a campanha “Gordura não cabe no esgoto”. Reaproveitamos embalagens de produtos de limpeza e entregamos para nossas equipes, que distribuíram a cada pessoa um galão de cinco litros para recolher o óleo utilizado em casa para a produção de alimentos. Mostramos a todos quanto um litro de óleo pode contaminar de água e ensinamos que é preciso dar a destinação correta”, explica Priscilla. A média de recolhimento de óleo é de cerca de 200 litros por semestre, volume que é processado e vira detergente, redistribuído aos colaboradores participantes do projeto. “Eles levam para casa o resultado positivo da preocupação deles com o ambiente”, comenta.


Jornalista Lyane Martinelli

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Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:

Capa: Instituto HSBC Solidariedade - Sintonia com demandas socioambientais e econômicas do Brasil

Visão Sustentável: Como será o amanhã?

Responsabilidade Social Corportativa: Lançado programa empresarial em que funcionários podem desabafar e buscar o autodesenvolvimento

Desenvolvimento Local: Conscientização empresarial e compromisso com o futuro do planeta

Artigos:

Gastão Octávio Franco da Luz: Resquícios de sustentabilidade. Um registro de viagem
Giuliano Moretti: Da ego à Ecossustentabilidade: O caminho da percepção
Jeronimo Mendes: Empreendedor ou Empregado: Um desafio interior

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