----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Proteção e segurança para o consumidor


Além de ser obrigatória em alguns setores, certificação de processos e produtos é diferencial para empresas e consumidores

Garantir maior proteção e segurança ao consumidor final é uma das principais vantagens que uma empresa obtém ao investir na certificação de seus processos e produtos. Atualmente, a certificação é muito mais do que tendência de mercado e pode ser encarada como requisito obrigatório em vários segmentos econômicos.

O Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar, empresa pública com sede em Curitiba (PR), acompanha essa tendência desde 1997, quando obteve sua primeira acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como organismo para certificação de sistemas da qualidade.

“O Tecpar Certificação surgiu para atender a demanda das organizações paranaenses interessadas na certificação de sistemas de gestão da qualidade, há exatamente quinze anos. Foi a primeira instituição pública   a obter a acreditação do Inmetro para atuação como organismo de certificação”, conta a gerenteTânia Maria Mello de Carvalho.

Em 1999, a entidade conquistou a acreditação como organismo para certificação de sistema de gestão ambiental e para a certificação de produtos. “Desde sua acreditação, o Tecpar vem ampliando a abrangência das suas atividades na área de certificação e auxiliando as empresas a se tornarem mais competitivas. É uma instituição bastante diversificada, no entanto, suas atividades estão focadas na pesquisa, no desenvolvimento tecnológico e na inovação”, relata a gerente.

Atualmente, o Tecpar possui acreditação do Inmetro para cinco diferentes escopos de acreditação. A entidade atua como organismo de certificação de sistemas de gestão da qualidade (NBR ISO 9001), organismo de certificação de sistemas de gestão ambiental (NBR ISO 14001), organismo de certificação de sistemas de gestão da qualidade para empresas de construção civil - PBQPh/Siac, organismo de certificação florestal, (florestas nativas e florestas plantadas) além da habilitação para certificação de uma diversidade de produtos.

Entre os tipos de produtos que podem receber e já contam atualmente com certificação do Tecpar estão os elétricos (fios, cabos, plugues, tomadas, cordões, interruptores, cabos de potência e cabos para aplicação especial em eletrodomésticos), assim como produtos para telecomunicações (organismo designado pela Anatel).

A entidade também está acreditada para certificar cestas de alimentos e similares, unidades armazenadoras em ambiente natural, cadeia de custódia para produtos de base florestal, produção integrada de frutas, soja e milho não geneticamente modificados, embalagens de papel e sistemas orgânicos de produção e processamento.  “Em relação à certificação de orgânicos, o Tecpar foi o primeiro organismo credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no âmbito do sistema brasileiro de avaliação da conformidade orgânica”, conta Tânia. A gerente lembra, ainda, que no Brasil a certificação de produtos orgânicos é compulsória. “Ou seja, não é mais um diferencial, mas um requisito legal para o mercado”, afirma.

Critérios para certificação

Organizações de qualquer porte e dos mais diferentes ramos de atuação e localização, como indústrias, empresas prestadoras dos mais diferentes tipos de serviços, entidades governamentais, propriedades rurais, agroindústrias, associações de classe, sindicatos, importadores, assim como qualquer organização legalmente constituída pode obter certificação para seus processos ou produtos. “Para que um sistema ou produto seja certificado, basta o cumprimento de requisitos de normas ou de regulamentos técnicos específicos”, orienta.

Atualmente, o Tecpar Certificação possui mais de 400 organizações como clientes, os quais estão localizados em praticamente todos os estados da federação. “Já atingimos também países da América do Sul, como Argentina e Chile e estamos iniciando alguns trabalhos no Uruguai. Todos os nossos clientes  são considerados principais, pois são de fundamental importância para nós”, avalia a gerente.

Vantagens da certificação

As vantagens de um sistema ou de um produto certificado são inúmeras. Entre os fatores de destaque, pode-se citar a melhoria da imagem da organização, melhor posicionamento no mercado em relação à concorrência, atendimento à demanda de mercado, acesso a novos mercados, melhoria dos processos internos e maior proteção e segurança ao consumidor.

“Hoje, a certificação deixou de ser tendência de mercado e já é encarada como requisito obrigatório em vários segmentos econômicos. Mesmo as entidades que não precisam cumprir essa exigência têm procurado cada vez mais a certificação como diferencial e aprimoramento em todos os sentidos”, conta Tânia.

Certificação e Sustentabilidade

A busca pela certificação de sustentabilidade pelas empresas está relacionada com a intenção de comprovar ao consumidor a qualidade da empresa, das suas iniciativas e de seus produtos. Além disso, atualmente a adoção de práticas sustentáveis é cada vez mais  parte integrante das normas e dos regulamentos para obtenção de certificação. “A presença de requisitos com foco na sustentabilidade pode ser evidenciada principalmente nos processos de certificação ambiental, florestal, sistemas orgânicos de produção e de  gestão de energia”, compartilha a gerente do Tecpar Certificação.

Ainda no âmbito da sustentabilidade, recentemente, a entidade foi credenciada pelo Instituto Life, para   certificar organizações que atuam em prol da conservação da biodiversidade. “É uma nova linha de atuação para o Tecpar, um programa inédito e nós somos o primeiro organismo credenciado pelo Instituto Life no mundo para fazer auditorias com o objetivo de conceder a certificação Life”, conta a gerente.

A Certificação Life é um mecanismo inovador no mercado, tem foco em ações de conservação da biodiversidade e objetiva atrair investimentos do setor privado para a conservação do patrimônio natural. Essa metodologia já foi testada com sucesso em empresas como O Boticário, Itaipu Binacional, Posigraf, Magistral Embalagens, Gaia Silva Gaede Advogados Associados e MPX.

Parceria Paraná Metrologia

O Tecpar Certificação tem como uma de suas principais parceiras no Paraná a Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios – Paraná Metrologia.  “A parceria entre o Tecpar e a Paraná Metrologia é mantida há muito tempo e vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento tecnológico do nosso Estado, principalmente no segmento da avaliação da conformidade”, conta Tânia.

A Paraná Metrologia é uma Organização Não Governamental (ONG) destinada a difundir a cultura metrológica (ciência das medições que abrange todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo), trabalho que é essencial para empresas que lidam com certificação, como o Tecpar. A PR Metrologia exerce, principalmente, um trabalho de apoio ao Tecpar.

De acordo com Celso Romero Kloss, diretor superintendente da Rede, a entidade atua como articuladora entre as empresas e seus associados e contribui com a qualificação e agregação de valor ao autêntico produto paranaense.

“Para cumprir seu papel de forma satisfatória, além de outras atividades, ofertamos diversos cursos e eventos na área da metrologia, procurando difundir cada vez mais no Estado a importância do conhecimento e da cultura metrológica para as empresas paranaenses”, relata o diretor.

Jornalista Bruna Robassa

=====================================================

Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:

Capa: Instituto HSBC Solidariedade - Sintonia com demandas socioambientais e econômicas do Brasil

Visão Sustentável: Como será o amanhã?

Responsabilidade Social Corportativa: Lançado programa empresarial em que funcionários podem desabafar e buscar o autodesenvolvimento

Responsabilidade Ambiental:Compromisso efetivo com o ambiente

Desenvolvimento Local: Conscientização empresarial e compromisso com o futuro do planeta

Artigos:

Gastão Octávio Franco da Luz: Resquícios de sustentabilidade. Um registro de viagem
Giuliano Moretti: Da ego à Ecossustentabilidade: O caminho da percepção
Jeronimo Mendes: Empreendedor ou Empregado: Um desafio interior =====================================================
Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade

A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.
Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.
Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário