----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Água lembram a necessidade de preservação do meio ambiente


Nos próximos dias 21 e 22 de março, comemora-se o Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Água, respectivamente. As datas chamam a atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente, lembrando a sociedade sobre a importância deste tema. Consciente do seu papel socioambiental, a Faber-Castell aproveita estes dias especiais para mostrar que o respeito à natureza é parte integrante de todas as etapas que envolvem seu negócio.

Um dos destaques neste sentido é a produção do EcoLápis, feita com 100% de madeira plantada e certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). Nas áreas onde mantém seus plantios, a empresa realiza um extenso trabalho de monitoramento e preservação de mananciais de água, da flora e fauna nativas. Esse cuidado também se reflete nas fábricas, com processo industrial ambientalmente responsável, que vai desde desenvolvimento de programas de destinação correta de resíduos até a educação ambiental de colaboradores e da comunidade.

Florestas

No Brasil, a Faber-Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada: este projeto teve início nos anos 80, na cidade de Prata (MG), onde a empresa fomentou o plantio para a produção de EcoLápis. Ao todo, a Faber-Castell mantém em Prata 9.6 mil hectares, divididos em 10 parques florestais. Desse total, 2.6 mil hectares são de áreas de preservação permanentes e 6.7 mil de áreas plantadas com pinus caribaea - matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis. Hoje, do total de 1,9 bilhão de EcoLápis, produzidos por ano no País, 98% são de madeira certificada pelo FSC, principal órgão internacional na área de manejo florestal sustentável; o restante é proveniente de madeira de reflorestamento.

Nestes parques florestais, a preservação da fauna e da flora está entre as preocupações permanentes da empresa. Os projetos Arboris e Animalis foram criados muito antes da biodiversidade tornar-se uma questão real da sociedade. O Projeto Animalis, que teve início há 20 anos, monitora e identifica os animais que vivem dentro dos parques florestais da empresa. Nesse período, já foram identificadas 55 diferentes espécies de mamíferos e 232 de aves, 13 das quais estão na lista de animais sob risco de extinção como o lobo-guará, o tamanduá bandeira e a onça parda e 149 espécies de formigas .

O projeto Arboris consiste na preservação, recuperação e adensamento de remanescentes da flora nativa presente nos parques florestais da empresa. Mais de 300 espécies nativas já foram identificadas nos inventários executados. O conhecimento detalhado da flora existente, ao lado do conhecimento da fauna, definem as ações da empresa para a criação de ambientes propícios à manutenção e atração das espécies.

Números

Área total do projeto – 9.600 hectares

Área plantada – 6.700 hectares

Área de Preservação Permanente e de Reserva Legal – 2.700 hectares (26%)

Áreas Próprias – 63%

Áreas Arrendadas – 37%

Estas áreas estão divididas em 10 parques florestais situados nos municípios de Prata e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Um dos parques florestais possui a importante função de servir como área de pesquisa e desenvolvimento, com plantios geneticamente melhorados e com pomares de produção de sementes clonais e outro totalmente utilizado para preservação ambiental.

Tratamento de água

Hoje, a Faber-Castell utiliza em suas fábricas 100% da matéria-prima plantada, seja no aproveitamento de galhos com adubo orgânico ou no uso da serragem para a geração de energia limpa para a própria fábrica. Da mesma forma, a água dos mananciais que cruzam suas florestas é analisada periodicamente, sendo um os parâmetros para técnicas de manejo e conservação florestal.

Além disso, a Faber-Castell possui desde 1992, uma Estação de Tratamento de Efluentes, na unidade fabril de São Carlos (SP). Por meio de processos físico-químicos, toda a água é purificada. Após o tratamento, esta água passa por um aquário repleto de peixes, mostrando que está completamente livre de impurezas antes de ser devolvida ao meio ambiente e às redes públicas.


Fotos das florestas da Faber-Castell na região de Prata (MG).


Faber-Castell

SAC: 0800-7017068



Nenhum comentário:

Postar um comentário