----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 25 de março de 2013

POSITIVO LANÇA COLÉGIO INTERNACIONAL E SUSTENTÁVEL

Crédito: Daniel Derevecki

Lançamento da escola marca a semana de aniversário de Curitiba, que completa 320 anos no dia 29. O prefeito da cidade, Gustavo Fruet, estará presente

No próximo dia 26 de março, às 14h, será lançado oficialmente o Colégio Positivo Internacional, que oferece ensino bilíngue (português e inglês) para alunos da Educação Infantil até o 5.º ano do Ensino Fundamental. Lançado na semana do aniversário de Curitiba, que completa 320 anos de fundação no dia 29, o colégio confere um diferencial à capital paranaense, com uma proposta inovadora de ensino e uma estrutura que prioriza a sustentabilidade. Estará presente na inauguração o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

CONTEÚDO E FORMA - COLÉGIO PROMOVE A SUSTENTABILIDADE COM SUA ESTRUTURA

Além do conteúdo diferenciado, o colégio também se preocupou com o ambiente em que os alunos iriam adquirir os conhecimentos. Sua estrutura é inovadora, totalmente voltada ao consumo consciente de recursos naturais. Projetado pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura e Design, o colégio passou pela consultoria Petinelli, que assina o enquadramento da construção nos moldes da sustentabilidade.

A ventilação e iluminação naturais são priorizadas nas salas de aula, biblioteca e pátio. Sensores nas luminárias das salas controlam a quantidade de luz artificial com base na quantidade de luz natural que entra, evitando o alto consumo de energia. “Esse equipamento é um investimento do Colégio Positivo Internacional, tanto em termos de eficiência energética quanto em qualidade tecnológica”, afirma Tereza Regina Monteiro, diretora do Colégio Positivo Internacional. A tinta usada nas paredes internas foi cuidadosamente escolhida, para que liberasse o mínimo de compostos voláteis, agravadores de problemas como asma e dores de cabeça entre as crianças.

No térreo, um sistema de tubulação de água abaixo do piso permite o aquecimento das salas em dias de frio. A água é da chuva, armazenada em três reservas com capacidade de 5 mil litros cada e aquecida a gás. As águas pluviais também são aproveitadas nas descargas dos vasos sanitários e mictórios. Nos vasos, o acionamento é duplo, de 3 e 6 litros, e, nas torneiras, arejadores instalados nas bicas misturam ar à água, reduzindo a evasão de 6 litros por minuto para 1,8 litro por minuto.

A água também foi uma grande preocupação durante a construção, por conta da terra e poeira produzidas. Para que não sedimentassem o lago localizado no terreno da Universidade Positivo (UP), em que o colégio está localizado, foram feitas bacias de contenção ao redor da obra e colocados filtros nos bueiros.

SERVIÇO:

Lançamento oficial do Colégio Positivo Internacional
DATA: 26 de março de 2013
HORA: 14h
LOCAL: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville - Curitiba/PR




Nenhum comentário:

Postar um comentário