----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 11 de abril de 2013

AKZONOBEL INAUGURA ILHA QUÍMICA EM TRÊS LAGOAS (MS)

Multinacional holandesa apresenta sua mais recente planta, alicerçada no modelo de ilha química, em parceria com a Eldorado Brasil para a maior produção de celulose em linha única do mundo

 A unidade Pulp and Performance Chemicals da AkzoNobel inaugurou em março o site localizado na cidade de Três Lagoas (MS) para o fornecimento direto de clorato de sódio para a Eldorado Brasil, a maior e mais moderna fábrica de produção de celulose em linha única do mundo. Dentro do modelo sustentável de ilha química – quando o site da companhia é instalado dentro da planta do cliente, a AkzoNobel anuncia a concretização do investimento de 90 milhões de euros – o maior já feito pela multinacional na América Latina.

Para Jaap de Jong, diretor da AkzoNobel para o Brasil e América Latina, este é mais um marco para a companhia, que tem no Brasil seu 4º maior mercado: “a inauguração de Três Lagoas dá início a uma série de anúncios que faremos em 2013 e é mais um importante passo para alcançarmos nossas metas de expansão no País”, exalta o diretor.

O acordo de longo prazo entre AkzoNobel e Eldorado comprova a eficácia e os benefícios que esse modelo confere a cliente e fornecedor, bem como a intenção de ambas em participar do crescimento e desenvolvimento da indústria de papel e celulose no Brasil.

José Carlos Grubisich, CEO da Eldorado Brasil Celulose comenta: "Estamos satisfeitos por trabalhar com a AkzoNobel e estamos ansiosos para continuar a desenvolver a nossa parceria estratégica. Tenho certeza de que a nossa cooperação será mutuamente benéfica", completa o executivo.

E o presidente da AkzoNobel Pulp and Performance Chemicals Brasil, Antonio Carlos Francisco acrescenta: “Este acordo demonstra o valor que os nossos clientes dão ao conceito de ilha química, que nos permite participar do fomento à economia local, por meio da geração de empregos e atuação em projetos sociais”.

Segundo Ruud Joosten, diretor global da AkzoNobel Pulp and Performance Chemicals, a nova fábrica emprega 60 pessoas e irá desempenhar um papel importante na garantia de uma oferta de celulose de eucalipto sustentável para o mercado global.

O site produzirá clorato de sódio em escala mundial para atender às demandas da Eldorado, o que contempla o fornecimento, armazenamento e manipulação de todos os químicos para a produção de 1,5 milhão de tonelada de celulose por ano da fábrica nova. A ilha ainda tem capacidade para abastecimento de duas expansões previstas pela Eldorado, que até 2021 produzirá cerca de 5 milhões de toneladas de celulose por ano.

A AkzoNobel conta com operações sedimentadas no mercado brasileiro, onde a empresa já opera o conceito de ilha química em diversos sites de celulose, com produção ativa em Jacareí (SP), Eunápolis (BA), Três Lagoas (MS), Rio de Janeiro e Jundiaí (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário