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segunda-feira, 13 de maio de 2013

Entrevista Edição 32_Energia limpa e renovável movendo o ambiente urbano

Osório Trentini

Engenheiro Mecânico e Civil e Criador do TRIKKE.

Formado em Engenharia Mecânica e Civil e pós-graduação em Física do estado sólido pela UFPR. Trentini trabalhou como pesquisador no TECPAR onde coordenou o desenvolvimento de um implemento agrícola de plantio direto a tração animal, com alunos da UFPR e com a Fundação ABC da Batavo. Criou o TRIKKE em conjunto com o José Gildo Beleski Jr e Luciano Araujo, projeto que foi considerado como um dos 10 melhores inventos nos EUA no ano de 2002. Trabalhou na VOLVO caminhões no início da implantação da ISO 14000. Depois atuou na DENSO em programas de redução de custos industriais e melhorias de processos fabris e redução de perdas de fabricação. Na RENAULT, como gerente de qualidade Mercosul, coordenou uma equipe transversal, Brasil, Argentina, Uruguai, para redução de casos de pane em baterias de carros novos, conseguindo um dos melhores resultados de todo o grupo RENAULT. Depois foi trabalhar na NISSAN, sendo o segundo funcionário da empresa e ajudou a diretora a estruturar o organograma geral e depois assumiu a gerência do projeto industrial e de custos, coordenando o atingimento das metas de redução de custos industriais sob a orientação da direção industrial da NISSAN. Na NISSAN também foi o engenheiro responsável pelas homologações dos veículos no Brasil. Na TRIKKE ajudou a desenvolver os trikkes elétricos e desenvolveu estudos de tecnologia em controladores eletrônicos de potência em conjunto com a UTFPR. Na MOTIVA é o diretor de Engenharia e P&D, responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias inovadoras.Trentini foi entrevistado com exclusividade para esta edição da GERAÇÃO SUSTENTÁVEL, na qual abordou as tendência do mercado de veículos elétricos.

1- Qual é a tecnologia de funcionamento dos veículos elétricos?

Veículo elétrico é todo aquele cuja tração é feita por um motor elétrico. Existem basicamente três tipos de tecnologia de tração elétrica e estão relacionados com as fontes de elétrons: 1) baterias químicas (chumbo-ácido / lítion / sal / zinco-ar...); 2) células combustível (hidrogênio / álcool ...); híbridos (MCI e gerador tipo diesel / otto / turbina a gás / steeriling / ...). Nos híbridos, o moto-gerador pode estar ligado em série, em paralelo, ou numa combinação deles.

2- Como é o processo de recarga desses veículos? O Brasil tem estrutura para receber veículos alternativos elétricos como opção para diminuir a poluição do meio ambiente?

A recarga realiza-se ligando um fio de extensão ao carregador de baterias e a uma tomada elétrica convencional ou especial em casa ou num posto específico de abastecimento de energia elétrica. Nos híbridos, a recarga pode ser feita durante o uso do veículo pelo moto-gerador ainda em movimento ou quando parado no sinaleiro, bem como quando estacionado na garagem por uma tomada elétrica convencional. O Brasil tem estrutura para receber muitos veículos elétricos e híbridos, pois tem uma rede de geração e distribuição bem ampla e capaz, e com geração majoritariamente hidráulica. Assim, tanto a geração da eletricidade como o uso para transportes são ambientalmente limpas e renováveis.

3- As baterias não seriam grandes passivos ambientais? Como ocorre hoje em dia, por exemplo, com as baterias de celulares?

A reciclagem da bateria de chumbo-ácido é o produto mais reciclável em todo o mundo. Cada carro tem uma bateria de chumbo, varias baterias são trocadas a cada ano na frota brasileira. Todo o profissional de coleta seletiva de lixo faz um bom negócio coletando e revendendo baterias para os remanufaturadores de baterias. As baterias de lítion dos celulares já estão sendo recicladas hoje. As baterias de lítion para veículos elétricos também são recicladas, até porque o seu custo representa a metade do valor do carro. Assim, ninguém jogaria fora a metade de seu carro e nenhuma fábrica deixaria essa boa fonte de receita, que é a reciclagem das baterias.

4- Quais as vantagens e as desvantagens dos veículos elétricos?

Vantagens: alta economia de dinheiro no seu uso / silêncio/ torque imediato em 0 RPM / suavidade nas acelerações e frenagens / melhor que veículos com caixa automática / não polui. Desvantagens: uso predominantemente urbano / receio de baixa quilometragem de percurso com uma carga. Aqui vale a pena mostrar uma experiência da BMW com seu veículo 100% elétrico. A BMW deixou alguns clientes usarem o seu carro elétrico por uns quatro meses seguidos, e observou que o medo dos clientes ficarem na rua sem energia nas baterias sumiu completamente após o terceiro mês de uso. Outro dado importante é que 95% dos motoristas, hoje, rodam em torno de 50 Km por dia e seus carros ficam parados em estacionamentos durante mais de 6 horas. Assim, um pacote de baterias que garanta cerca de 50 Km de percurso já é suficiente para o uso cotidiano e urbano.

5- Quais são as tendências de mobilidade urbana no futuro? (2020, 2025, 2030...)

As estimativas feitas para depois de 2030, para uso urbano, é a predominância dos veículos elétricos sobre os de combustão interna, principalmente por questões econômicas, ambientais e de eficiência energética e de preferência do mercado.

6- Além dos veículos de uso individual (como a bicicleta, o skate e o triciclo), que outros tipos de veículos elétricos teremos no futuro?

Principalmente motocicletas, minicarros (1 ou 2 pessoas), ônibus coletivos, trens e VLT e VLP, caminhões de entregas urbanas, aviões pequenos e grandes e carros de passeio.

7- Em sua opinião, será possível uma correlação entre modais diferentes para melhoria de mobilidade em áreas centrais de grandes cidades?

Sim, com certeza. Não tem sentido prático ir deslocar-se de carro para o centro de uma cidade. Todos concordam com isso. Quando tivermos alternativas de mobilidade atraente nas áreas centrais, os motoristas deixarão seus carros em bairros e mover-se-ão com veículos pequenos, econômicos e limpos para o centro da cidade. Veja o conceito do "Dock-Dock", proposto pelo urbanista Jaime Lerner.

8- Com relação aos aspectos de trânsito e mobilidade urbana, que melhorias serão necessárias para um novo modelo ser viável?

Serão necessários rearranjos urbanísticos que promovam e facilitem as mobilidades inteligentes, e não se incentivem as mobilidades insensatas. Ou seja, evitar que carros com uma pessoa entrem nas áreas centrais das cidades. Os arquitetos e engenheiros urbanos devem usar de criatividade e inovação para darem aos cidadãos uma cidade agradável para viver.

9- Quais incentivos governamentais, além da redução de tributação, são possíveis para a viabilidade desses novos veículos?

Acho que o incentivo tributário é necessário. Outra ação é liberar dinheiro para as pesquisas tecnológicas a fim de alavancar a inovação da mobilidade do modal elétrico, de maneira a se criar uma marca brasileira de automóveis, assim como foi criada uma marca brasileira de aviões, a EMBRAER.

10- Qual é o cenário atual de produção e vendas de veículos elétricos no Brasil? Qual a diferença do nosso país em relação aos outros nesse quesito?

O mercado brasileiro de veículos elétricos (híbridos e 100% elétricos) está iniciando agora. Em 2012, foram emplacados uns 120 carros elétricos e a taxa de crescimento dos emplacamentos está crescendo rapidamente. Com as ações governamentais em curso, os veículos elétricos no Brasil serão bem-aceitos. As bicicletas elétricas estão ganhando mercado com vendas crescentes. No mundo, são vendidos 1 milhão de carros elétricos e híbridos por ano.

11- Que mensagem gostaria de deixar para os leitores da revista Geração Sustentável?

Gostaria de incentivar esse público seleto, que já é bem consciente ambientalmente, a comprarem veículos elétricos, pois não devem se arrepender dessa escolha.

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Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:

- Capa: Veículos elétricos: locomoção do futuro?
- Visão Sustentável: Cativa Natureza – Expansão Orgânica
- Tecnologia e Sustentabilidade: Na medida da sustentabilidade (Paraná Metrologia)
- Responsabilidade Social Corporativa: Lideranças Sustentáveis (Cpce Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial
- Desenvolvimento Local: Rede de crescimento (WTC)

Artigos:

- Artigo: Escassez ou abundânica? Eis a questão! (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Voluntáriado: Desenvolvimento sustentável de pessoas e organizações (Rafael Giuliano)
- Artigo: Ultrapassando todos os limites (Clóvis Borges)
- Artigo: Reciclagem de vidro – Um mercado a descoberto (Hugo Weber Jr)

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