----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Palladium Shopping Center investe em programas de reciclagem

Empreendimentos de Curitiba e Ponta Grossa desenvolvem ações que garantem a destinação correta de resíduos e ajudam o meio ambiente

Dezessete de maio é o Dia Mundial da Reciclagem. Com ações simples de destinação correta e reaproveitamento de materiais beneficiados, é possível reduzir a quantidade de resíduos e ajudar o meio ambiente. Engana-se quem acha que apenas papel, plástico, vidro e metal podem ser reciclados. Hoje, praticamente tudo que é produzido pode ser transformado em novos produtos.

Um exemplo são as bitucas de cigarro. Todos os anos, milhares delas são jogadas no chão e, quando carregadas pela chuva, entopem bueiros e poluem lençóis freáticos – uma única bituca pode contaminar o equivalente a 40 litros de água. Para dar uma destinação correta ao resíduo, o Palladium Shopping Center em Curitiba implantou, em 2010, o projeto Papa Bitucas, em parceria com a Associação Fukuoka do Sul, uma organização não governamental do Paraná, com a Universidade de Brasília e Roadimex.

A ideia é simples. Ao invés de as bitucas serem jogadas no meio ambiente, elas são armazenadas em lixeiras específicas (localizadas em frente ao shopping), recolhidas, e transformadas em um composto que ajuda na sustentação de terrenos em que haja probabilidade de erosão, como morros na beira de estradas. A transformação das bitucas em pasta contra a erosão é feita pela empresa Conspizza Soluções Ambientais. Em três anos de funcionamento, o projeto já recolheu mais de 100 mil unidades de bituca.

O Palladium Curitiba também possui, desde sua abertura, em 2008, um programa de gerenciamento de resíduos sólidos, em parceria com a empresa Roadimex. Vidros, plásticos, latas de alumínio, papel e papelão, e também os materiais orgânicos, como os restos de alimentos da Praça de Alimentação e dos restaurantes do Boulevard Palladium, são reciclados. Com esse projeto, o shopping conquistou o selo Ehco Lixo, uma certificação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para empresas ambientalmente responsáveis, adequadas aos critérios e níveis estipulados pelo IAP, na preservação ambiental e reciclagem adequada dos resíduos sólidos e orgânicos.

“O Palladium se preocupa com o meio ambiente e com a destinação correta dos resíduos. Além de ser pioneiro em projetos, como o Papa Bituca, o shopping é reconhecido nacionalmente pelo projeto Ehco Lixo Zero pelo prêmios Alshop (Associação de Lojistas de Shoppings Centers) de Gestão Ambiental, e Newton Rique de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Shopping Center”, destaca a gerente de Marketing do Palladium, Maria Aparecia de Oliveira.

Ponta Grossa - O Palladium Shopping Center Ponta Grossa, principal centro de compras e lazer do município, também possui trabalhos na área ambiental. O shopping é um dos parceiros do Projeto Sacolona da CCR Rodo Norte, lançado em 2008 e que tem como objetivo confeccionar sacolas retornáveis, entre outros produtos, com as lonas utilizadas em campanhas de comunicação na rodovia. Além de dar a destinação correta para o material, a ação gera emprego e renda para a comunidade. Cerca de 60 costureiras estão envolvidas com a produção do Sacolona.

O shopping trabalha também com a separação do lixo. No mall, há espaços específicos para o depósito de lixo orgânico e reciclável. “Nosso pessoal retira o material duas vezes por dia. O orgânico vai para os containers que ficam na doca, para serem retirados à noite pelo caminhão de lixo da empresa Zero Resíduos. Já o reciclado vai para um depósito, onde é feita uma nova seleção do lixo por uma empresa que possui certificação ambiental, com o objetivo de ser reutilizado”, declara Sandro Machado, Gerente de Operações do Palladium Ponta Grossa. “Os espaços de alimentação têm a mesma preocupação, separando o resto de alimentos que tem como destino o aterro sanitário”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário