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segunda-feira, 20 de maio de 2013

Visão Sustentável Edição 32 - Expansão orgânica

Qualidade de vida proporcionada pelos produtos Cativa Natureza conquista estados do Sul e do Sudeste com abertura de franquias

A empresária Rose Bezecry Oliveira nem imaginava tamanho crescimento quando abriu sua primeira loja Cativa Natureza, em 2008, no Mercado de Orgânicos em Curitiba, capital paranaense. Essa percepção durou pouco tempo, precisaram apenas três meses de funcionamento do seu negócio para se constatar que não estava conquistando o público apenas pelo tipo de insumo utilizado nos produtos oferecidos, que são orgânicos rastreados. “Cativamos, principalmente, pela qualidade de vida que o uso dos nossos produtos proporciona, especialmente nas pessoas alérgicas a formaldeídos, derivados de petróleos, fragrâncias sintéticas e sulfatos”, explica. Hoje, são oito lojas, com projeção para inauguração de mais seis franquias nas regiões sul, sudeste e norte.

A Cativa Natureza tem em seu consumidor final a grande prova de qualidade e importância da filosofia impactante dos seus cosméticos. “A fidelização dos clientes ocorre em função do trabalho diário e incessante de todos os profissionais que representam a marca”, relata a empresária. Bastou apenas um ano para que a abertura da primeira franquia se tornasse viável.

Apesar de hoje comemorar a expansão do seu negócio, Rose conta que na fase inicial de abertura da empresa as dificuldades foram grandes. Em 2008, apenas três empresas tinham produtos com insumos rastreados e com certificação. Essas marcas destinavam-se apenas à exportação e a Cativa teve que comprar grandes quantidades, de container, destinadas à exportação, para poder comercializar esses produtos no Brasil. “Essa aposta foi extremamente arriscada para a empresa, mas que, por fim, revelou que só trouxe benefícios para o consumidor, para outras marcas nacionais que seguem a mesma filosofia, além de contribuir para criar um verdadeiro e consolidado nicho de mercado”, conta.

Sustentabilidade

O tipo de insumo utilizado para a produção dos cosméticos, o modo de fabricação e o modelo de atendimento, assim como o sistema de franquia da Cativa Natureza, seguem a mesma linha de sustentabilidade, transparência e respeito ao meio ambiente e às pessoas. “O franqueado não é explorado com valores absurdos para uso da marca, proposta que integra os franqueados ao conceito da marca. Nesse sentido, a Cativa Natureza faz questão de relevar que todos os empreendedores estão cientes da atual fase de regulamentação dos cosméticos orgânicos no Brasil, e compreendem que a empresa está fazendo o que é possível para operar de maneira legal com os recursos que estão ao seu alcance, como a certificação de rastreabilidade dos insumos”, explica.

Rose conta que algumas matérias-primas utilizadas ainda são importadas, mas que a produção dos cosméticos é feita em Curitiba. “A Cativa Natureza é 100% Curitibana. A maioria da matéria-prima é da região sul, onde há a maior concentração de produtores dos insumos orgânicos certificados. Hoje, temos 12 linhas próprias, compostas por 78 produtos”, conta.

Diferenciais

Entre outros diferenciais da franquia, há o atendimento feito pelo dono da loja, que deve ficar no estabelecimento pelo menos um período do dia, com o objetivo de deixar os clientes seguros por obter informações técnicas sobre os produtos e o conceito. Para isso, além do treinamento feito para abertura de uma Cativa Natureza, Rose fornece consultoria contínua sem custo.

O perfil dos proprietários das franquias Cativa Natureza também tem total influência no processo de licenciamento da marca. Assim como a fundadora da Cativa, os atuais franqueados, de alguma forma, já comungavam o conceito de sustentabilidade e qualidade de vida. Outras qualidades em comum entre esses empresários estão a vontade de ter um negócio próprio e a alegria em poder propagar para o público algo em que realmente acreditam.

Cativa Batel - Curitiba

Maria Candida Sardenberg Mateus Pereira, administradora por formação e proprietária da franquia localizada no bairro Batel em Curitiba, desde dezembro de 2012, conta que sonhava em abrir uma loja Cativa há mais de cinco anos, quando teve o primeiro contato com os cosméticos. “Meio ambiente, sustentabilidade, bem-estar, responsabilidade social e produtos orgânicos sempre foram pilares da minha vida pessoal. Fui criada com tais valores e busco reforçar a cada dia tais compromissos com o próximo, com a natureza e perante minhas filhas. Muito antes de ser franqueada da Cativa Natureza eu sou cliente fiel, admiradora e fã da marca há mais de cinco anos. Além disso, consumimos apenas alimentos integrais e orgânicos em casa há mais de 12 anos”, conta.

Ela conta que recebeu todo o suporte necessário desde as primeiras conversas para aquisição da franquia. “Tenho total apoio da equipe da matriz. A disponibilidade para atender nossas demandas, dúvidas ou treinamentos é total. De fato, é uma parceria, um relacionamento próximo e transparente”, relata.

Maria Candida faz questão de receber e atender cada um dos clientes e conversar sobre os cosméticos, suas indicações e formas mais adequadas de utilização. “Antes mesmo de indicar qualquer produto, eu gosto de perguntar sobre os hábitos da pessoa, se utiliza alguma química nos cabelos, se a pessoa tem hábito de beber bastante água. Não adianta oferecer a melhor manteiga capilar que nós temos, embora de fato seja ótima, se a pessoa está se descuidando no início de tudo”, reflete. Outro diferencial da loja Batel é um espaço montado para oferecer serviços de acupuntura, massagem terapêutica e estética facial.

Cativa Caçador


Ana Paula Cassiano trabalhou no setor administrativo de duas grandes empresas antes de mudar da capital paranaense para Caçador, em Santa Catarina. Ela foi para a cidade por motivos familiares, quando também começou a busca por novos objetivos profissionais. Bastou uma visita ao Mercado Municipal de Curitiba, onde conheceu Rose e todo o conceito da Cativa Natureza para que se convencesse de que seria uma ótima oportunidade abrir uma franquia em Caçador, por serem produtos diferenciados e por não haver ainda nenhuma loja no estado de Santa Catarina. Aberta desde agosto de 2012, a loja de Caçador tem público predominantemente feminino, pessoas que buscam uma vida mais saudável, ou então que enfrentaram algum tipo de problema de saúde, e a maioria entra no estabelecimento pela primeira vez por curiosidade.

Para ela, o principal diferencial de investir em uma franquia como a Cativa é o fato de ser um mercado em expansão. “Hoje em dia, a preocupação com qualidade de vida e preservação do meio ambiente só aumentam. Unir os dois em um mesmo conceito é a junção perfeita”, resume. Ana, assim como os outros franqueados, ainda não tem funcionários, trabalham na loja ela e sua sogra. Como planos para o futuro, a empresária pensa em montar SPA oferecendo diversos serviços estéticos para agregar valor a franquia.

Cativa Porto Alegre

A franquia da Cativa Natureza já chegou à capital gaúcha graças à sociedade entre Berenice Souza Silva, sua filha Priscilla Souza Silva e seu genro Sebastián Gutierrez. “Depois que me aposentei resolvemos investir na Cativa Natureza, pois acreditamos e muito na filosofia da marca. Sempre tive essa preocupação, procurei oferecer alimentos saudáveis aos meus filhos, bem como tratá-los com homeopatia”, relata. Ela ainda conta que conheceu a loja e a proprietária Rose ainda em 2008, em visita a uma grande amiga em Curitiba. “Fui ‘cativada’ e virei consumidora! Com minha aposentadoria e o retorno de minha filha ao Brasil, perguntamo-nos: ‘Por que não abrir uma Cativa Natureza em Porto Alegre?’ E aqui estamos há 4 meses e meio”, conta a franqueada.

Para Berenice, o principal diferencial da franquia é a credibilidade da marca, a qualidade de seus produtos, a certificação e o rastreamento dos insumos, que dão tranquilidade ao consumidor. “É sustentabilidade do início até o fim do processo”, diz. Para a franqueada, o maior desafio em atuar é divulgar cada vez mais a marca, os produtos e toda nossa filosofia. A grande maioria do público ainda não conhece bem o conceito de ‘orgânico e sustentável’ e confunde com ‘natural’. Tudo isso leva seu tempo. “Nossa maior alegria é o testemunho dos clientes, felizes e satisfeitos com os produtos adquiridos, ou quando chega um novo cliente dizendo que veio por indicação”, comemora.

Como projetos, os sócios têm um plano de expansão que inclui serviço de tele-entrega e a realização de tratamentos faciais e corporais. “Queremos difundir esse conceito de vida saudável, de vida sustentável, que acreditamos e que tanto nos fascina”, exclama.

Cativa Brasília


Assim como Rose, Maria Candida e Berenice, Pedro da Silva Magalhães também tinha uma carreira profissional bem estabelecida e sedimentada antes de abrir uma franquia em Brasília junto à sua esposa e sócia Márcia Vaz de Mello Magalhães (principal idealizadora da franquia). O sonho de ter o próprio negócio, no entanto, falou mais alto quando conheceu a Cativa.

A preocupação com o meio ambiente também sempre esteve presente em sua vida. “Sempre nos preocupamos com a saúde e o bem-estar do planeta, agindo dentro do nosso círculo familiar e de amizade, e também no trabalho, de forma a quebrar paradigmas e construir alternativas para os hábitos cotidianos, como, por exemplo, apagar luzes, fechar torneiras, evitar descartáveis, imprimir frente e verso, reaproveitar papel, embalagens, etc.”, conta Pedro. Mas foi quando ele e sua família passaram a consumir apenas produtos orgânicos que surgiu a oportunidade de aquisição da franquia.

Pedro e Márcia estão à frente da Cativa Natureza Brasília desde fevereiro deste ano, mas já conseguem perceber a satisfação do público que consome os produtos da loja. Para eles, o grande diferencial de administrar um negócio como a Cativa é a consciência de que esse modo de sobrevivência não agride o planeta, muito pelo contrário, além da oportunidade de promover e difundir esse conceito junto aos clientes. “Com valores fortes e verdadeiros, fica muito mais fácil. A maior conquista é perceber que os clientes voltam porque comprovaram o benefício dos produtos”, comemoram. Os franqueados ainda destacam que o apoio incondicional da matriz em todos os aspectos é essencial para o sucesso do negócio.


ENDEREÇOS:


Mercado Municipal - Matriz
End.: Rua da Paz, 608 Box 514 Curitiba
Tel.: 41 3363 0905

Cabral
End.: Avenida João Gualberto , 2049 Curitiba
Tel.: 41 3253 2320

Caçador
Razão social: APC cosméticos Ltda.
End.: Rua Nereu Ramos, 31 Sala 01 Centro
Tel.: 49 3567 4368

Batel
End.: Avenida do Batel, 1230 Loja 14 Curitiba
Tel.: 41 3308 0850

Brasília
End.: Rua SCLN, 316 Bloco E Loja 04
Tel.: 61 3033 1869

Porto Alegre
End.: Rua Vieira de Castro 52 - Bairro Bom fim
Tel.: 51 3574 5222

São Jose dos Campos
End.: Av. Nove de Julho 521 Sala 1 e 2 - Bairro Vila Adyana
Tel.: 12 3308 5680

São Paulo- Shopping Vila Mariana
End.: Rua Pelotas, 83 loja 298
Tel.: 11 5576 9413


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Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:

- Capa: Veículos elétricos: locomoção do futuro?
- Entrevista: Osório Trentini
- Tecnologia e Sustentabilidade: Na medida da sustentabilidade (Paraná Metrologia)
- Responsabilidade Social Corporativa: Lideranças Sustentáveis (Cpce Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial
- Desenvolvimento Local: Rede de crescimento (WTC)

Artigos:
- Artigo: Escassez ou abundânica? Eis a questão! (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Voluntáriado: Desenvolvimento sustentável de pessoas e organizações (Rafael Giuliano)
- Artigo: Ultrapassando todos os limites (Clóvis Borges)
- Artigo: Reciclagem de vidro – Um mercado a descoberto (Hugo Weber Jr)


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3 comentários:

  1. Paulo Cesar Granado23 de maio de 2013 às 11:05

    Parabéns Senhora Rose!

    Me orgulho de ser um do primeiros clientes, quando a loja estava sendo divulgada e a espera do Mercado de Orgânicos inaugurar, percebi de cara sua força, fazendo a divulgação corpo a corpo e já comercializando os produtos, mais tarde tornando-se um grande ícone das lojas do Mercado Municipal. Sempre com a simpatia de atender aos seus clientes. Como Curitibano, fico feliz de pessoas de outros Estados incentivarem o crescimento da nossa cidade e com uma excelente proposta. Muito Sucesso!
    Paulo Cesar Granado

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  2. Parabéns Senhora Rose!
    Nesse mundo capitalista levar um conceito é ter muita garra e discernimento do que é bom para humanidade.
    COMPRO! USO! DIVULGO! Especialmente a loja do Mercado Municipal e a loja Batel que pelo nível da franqueada deu para perceber os critérios da qualidade da franquia.
    Muito Sucesso Dona Cativa!
    Celso

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  3. Sou cliente Cativa Natureza Porto Alegre!!
    As gurias são ótimas ! Muito Sucesso!

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