----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 1 de outubro de 2013

2ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL VOLTA À CAPITAL PAULISTA DE 04 A 30 DE OUTUBRO


Filmes serão exibidos em unidades do SESC, CEUS, escolas e outros locais

De 04 a 30 de outubro, a cidade de São Paulo recebe novamente a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Sucesso de público, a Mostra retorna agora em 06 unidades do SESC, além de escolas e outras instituições, que receberão 13 filmesde diversos países, classificados em sete eixos: água, cidades, contaminação, economia, globalização, mobilização, epovos e lugares.

Criada em 2012 com o objetivo de chamar a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas, a Mostra oferece oportunidade de assistir filmes que reúnem qualidade cinematográfica eanálise de questões ambientais, facilitando o acesso a discussões que muitas vezes fazem parte do cotidiano das pessoas sem que elas tenham oportunidade de refletir sobre isso.

Onde estão os rios nas metrópoles? Quais são as boas iniciativas e caminhos inovadores nas grandes cidades para nos reconectarmos com a natureza? O que fazer com a exposição permanente a produtos químicos a que estamos submetidos? O que a globalização e a facilidade de acesso à informação ocasionam às tradições ancestrais? Por que políticas públicas voltadas a alimentos e energia podem ser tão perigosas ambientalmente e o que podemos fazer a respeito? Como as grandes corporações se apropriam dos recursos naturais? Estas são algumas das questões suscitadas pela Mostra.

Dentre os destaques estão os filmes A Crise Global da Água(que traz ativista Erin Brockovich e especialistas esclarecendo o papel deste recurso natural em nossas vidas e os problemas do sistema atual de abastecimento); A Cidade é uma Só?(reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social de uma parcela da população);Rios Perdidos (a redescoberta dos rios tamponados por grandes avenidas e a busca da reconexão com esses cursos d’água que viraram sinônimo de esgoto nas cidades);A Fé nos Orgânicos (soluções inspiradoras para a saúde e para os problemas ambientais); Petróleo: o grande vício (bastidores do vazamento de petróleo causado pela DeepwaterHorizon em 2010, considerado o pior da história).

Dois filmes infantis completam a programação: A Baleia (uma orca que tenta fazer amizade com pessoas depois de perder sua família) e Animais unidos jamais serão vencidos (animais se unem contra uma barragem e um resort que bloqueiam o abastecimento de água da planície africana).

“A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental permitirá tomar conhecimento do debate internacional  atual sobre o meio ambiente. Discutirá os impasses gerados pela apropriação descontrolada dos recursos naturais em nosso planeta e pela expansão da civilização contemporânea urbano industrial. Permitirá antever ainda caminhos possíveis que poderão ser trilhados para a construção de um futuro promissor para o homem no planeta terra", afirma Chico Guariba, diretor da mostra.

A programação, gratuita, é aberta ao público em geral nas unidades do SESC-SP e voltada para estudantes nas escolas e demais unidades.


2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental - Itinerância é uma realização da ONG Ecofalante com co-realização do SESC-SP e conta com apresentação da Mondelēz e patrocínio do Instituto Votorantim e White Martins. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012. Além da capital, a Mostra chega a 17 cidades no Estado, dentre as quais Santos, Piracicaba e Bauru.

A programação está disponível no site da Mostra - http://www.ecofalante.org.br/mostra/programacao/

Para acompanhar de perto os bastidores e outras informações, fique de olho no:
https://www.facebook.com/mostraecofalante
https://twitter.com/MostraEco

Nenhum comentário:

Postar um comentário