----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SUSTENTANDO EDIÇÃO 34

Emprego sustentável


Desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e qualidade de vida fazem parte do conceito de emprego sustentável adotado pela Organização Não Governamental (ONG) SORRI-BRASIL, que trabalha na inclusão de pessoas com deficiência. Esse conceito relaciona-se aos princípios do desenvolvimento holístico das pessoas e das comunidades moradoras do entorno das empresas, utilizando o tripé da sustentabilidade, pressupondo o desenvolvimento holístico da pessoa e do seu entorno. Esse desenvolvimento deve alcançar o grau ótimo de empregabilidade do sujeito, na dimensão profissional e a sua realização e satisfação na dimensão pessoal. 

A entidade foi criada em 1985, com o objetivo de promover e incentivar a criação e o funcionamento de novas SORRIs e organizações similares e coordenar o Sistema SORRI, garantindo o cumprimento de sua missão "promover os direitos humanos com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência". Hoje, o Sistema SORRI conta com oito unidades nos municípios de São Paulo (SORRI-BRASIL e SORRI-SÃO PAULO), Bauru, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, no Estado de São Paulo, Parauapebas, no Estado do Pará e no município de Salvador no Estado da Bahia. Mais informações no site sorri.com.br.

Prêmio Odebrecht com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para a edição de 2013 do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, que propõe o desenvolvimento de projetos inéditos, viáveis e que visem à sustentabilidade econômica, à responsabilidade ambiental e a inclusão social. A competição é destinada a estudantes universitários de qualquer área, desde que um dos integrantes do grupo esteja matriculado em curso de engenharia, agronomia ou arquitetura. Ao todo, são nove temas que poderão ser abordados. Entre eles, estão: saneamento ambiental, serviços ambientais na linha de água e resíduos, reuso da água, recuperação de áreas degradadas; geração e uso de energia, energias renováveis, eficiência energética; mobilidade urbana, soluções e serviços para transportes e seus modais, incluindo rodovias, portos, logística; e edificações, conjuntos comerciais ou residenciais, instalações e complexos industriais e soluções mais sustentáveis de engenharia para infraestrutura destinada ao uso público ou privado. Os autores e orientadores dos cinco melhores trabalhos serão premiados com R$ 20 mil cada. Além disso, a universidade receberá o mesmo valor em prêmios ou em patrocínio de bolsa de estudos. As inscrições ficam abertas até 7 de outubro e devem ser realizadas pelo site premioodebrecht.com. O resultado será divulgado na segunda quinzena de dezembro.

Cardápio saudável

Refinar os hábitos alimentares diários e praticar atividades físicas pode ajudar a prevenir doenças e estimular a melhora do funcionamento do organismo, retardando o envelhecimento, aumentando a disposição e auxiliando na perda de peso. Alinhada a essa preocupação, a Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Com o objetivo de disseminar esse tipo de alimentação entre os homens, a rede sugeriu a preparação de um menu com receitas saborosas e saudáveis no Dia dos Pais, o qual pode ser preparado em qualquer data, de preferência pelos filhos. Entre os destaques do menu estão um creme de cenoura com gengibre, pão de farinha de banana verde, bolinho de soja com ricota, risoto de arroz integral com shitake e suflê de cacau. 

Para acompanhar a refeição, as opções são sucos de uva e de cranberry ou vinho tinto sem álcool e orgânico. Essas bebidas são fontes de polifenois, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes que varrem os radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial. Para saber mais sobre a rede, acesse mundoverde.com.br. São mais de 200 lojas no Brasil, distribuídas por 22 estados e Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal.

Prêmio certifica empresas com base em Metodologia do Pentágono 


25 das 82 empresas que se inscreveram no Prêmio IBEF de Sustentabilidade 2013 tiveram seus cases certificados em evento realizado no último dia 30 de julho, no Jockey Club do Rio de Janeiro. Entre essas, duas em cada categoria foram as grandes vencedoras. O “Prêmio IBEF de Sustentabilidade” foi desenvolvido para orientar a atuação das empresas nos diversos aspectos que envolvem o tema, tais como:  responsabilidade ambiental, justiça social, viabilidade econômica, gestão, administração de conflitos, governança e estrutura da operação. 

A Banca Examinadora do projeto, formada por executivos e acadêmicos de reconhecida atuação em suas respectivas áreas, analisou os cases recebidos considerando os requisitos da Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade, com base no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman, (Diretor de Sustentabilidade do IBEF-Rio) e Carlos Eduardo Frickmann, Professor da UFRJ. A metodologia busca analisar simultaneamente elementos financeiros e não financeiros que podem ter efeitos significativos para o desenvolvimento sustentável de uma empresa. Para os autores do livro, a perpetuidade das empresas está relacionada a aspectos, como valorização, gestão, governança, administração de conflitos e estrutura de operação, por isso cinco vértices são considerados para aplicação da metodologia do pentágono, sendo o 1º passo: Análise de Investimento, o 2º passo: Avaliação da Gestão, o 3º passo: Governança Corporativa, o 4º passo: Conflitos Societários e o 5º passo: Estrutura da Operação.

Sustentabilidade na prática

Estimular os gestores a pensarem sobre novos caminhos e ideias no processo de alinhamento da estratégia e da gestão das empresas com a sustentabilidade e, assim, contribuir para a promoção de uma visão mais real, integral e sustentável do negócio foi o objetivo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) ao lançar um estudo sobre como as empresas abordam, de fato, a sustentabilidade. Foram feitas entrevistas com conselheiros de sete empresas, nas quais foram discutidos aspectos, tais como o surgimento e o entendimento do tema sustentabilidade nos Conselhos e a relação entre sustentabilidade e a estratégia corporativa, assim como o impacto na cadeia de valor, nos diversos stakeholders, na gestão, na cultura interna e no estabelecimento de parcerias estratégicas. 

Mesmo com uma amostra reduzida, foram constatadas muitas diferenças nas estruturas criadas para lidar com o tema, no perfil dos seus membros – presença de conselheiros, executivos e especialistas externos, na denominação dos órgãos – de sustentabilidade ou não; e na coordenação dos órgãos de assessoramento. O caderno pode ser acessado pelo link

Fundado em 27 de novembro de 1995, o IBGC – sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos – tem o propósito de ser referência em Governança Corporativa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das organizações e influenciando os agentes da nossa sociedade no sentido de maior transparência, justiça e responsabilidade.

Brinquedos Ecológicos 

Os brinquedos ecológicos estão cada vez mais ganhando força no cenário de entretenimento infantil. São feitos de materiais menos agressivos ou mesmo de reciclados. Essa linha de brinquedos transmitem valores como respeito ao próximo e ao meio ambiente ou ensinam a reciclar através de jogos.

Um brinquedo ecológico muito educativo é o quebra-cabeça que forma o corpo de um animal que são feitos a partir de reaproveitamento de resíduo de madeira certificada. Outro exemplo é personagem principal do "Almanaque Ecológico do Lucas" do cartunista Léo Valença ganhou agora uma versão em boneco produzido por feltro artesanalmente. Estes brinquedos são destaques da Loja Rio Eco Consciente. Saiba
mais: www.lojarioeco.com.br

Ranking Benchmarking


A Itaipu está mais uma vez entre as 30 melhores práticas socioambientais do País selecionadas pelo Ranking Benchmarking. A empresa foi indicada pelo programa Sustentabilidade de Comunidades Indígenas, uma iniciativa do Cultivando Água Boa, que envolve mais de dois mil parceiros na região da Bacia do Paraná 3. As ações do programa Sustentabilidade de Comunidades Indígenas incluem melhoria da infraestrutura, produção agropecuária, fortalecimento da diversidade cultural, estímulo à formação de parcerias e seguranças alimentar e nutricional. As decisões são tomadas por um comitê gestor formado por lideranças indígenas, representantes da Itaipu e de instituições parceiras, como a Funai, prefeituras, Ministério Público, governo do Paraná, Emater, Ibama e IAP. 

Os interessados em se tornarem uma empresa ou um gestor Benchmarking precisam submeter os modelos gerenciais em sustentabilidade a uma comissão técnica multidisciplinar, composta por especialistas de diversos países, que avaliam as práticas inscritas sem ter acesso ao nome da organização. Cases com as melhores pontuações são considerados Benchmarking e passam a integrar um banco digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país. As iniciativas mais bem avaliadas também são publicadas no Livro BenchMais, uma série quadrienal com os resumos das práticas organizadas por edições e categorias gerenciais.

____________________________________________________

Veja outros conteúdos dessa edição:



Matérias:

- Capa: Sustentabilidade além da matéria-prima
- Entrevista: Lourival dos Santos e Souza
- Visão Sustentável: Gesso reciclado vira fertilizante para agricultura
- Responsabilidade Social Corporativa: Educando na Sustentabilidade
- Desenvolvimento Local: Eficiência Energética no WTC

Artigos:
- Artigo: O sonho acabou? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Oportunidade e realização (Rafael Giuliano)
- Artigo: O mito do PIB (Daniel Thá)
- Artigo: Água: A crise e a inércia política global (Hugo Weber Jr)
  
____________________________________________________

Seja assinante da Geração Sustentável



Com o valor de R$ 79,90 (parcela anual única) você receberá seis exemplares da revista Geração Sustentável e terá acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário