----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Tijolo feito de resíduos é exemplo de Construções Sustentáveis na Habitacon.


Impulsionada pela Copa do Mundo, com o setor da construção civil em alta, a Veiga Máquinas - Indústria de Máquinas para Borrachas e Termoplásticos de Novo Hamburgo, estará participando pela primeira vez da HABITACON – Feira de Fornecedores para Condomínios & Construção que ocorre de 8 a 10 de novembro no Expo Renault Barigui em Curitiba/PR.

Com foco na construção civil, o Grupo Veiga traz para a feira um conceito inédito de construções sustentáveis: tijolos encaixáveis, tipo lego, feitos de resíduos oriundos de sobras das indústrias e coleta seletiva em cooperativas de reciclagem.

O maquinário processa diferentes tipos de polímeros (PE, PS, PP, ABS e PVC) e resíduos sólidos (papel, papelão, serragem em geral, pó de MDF, pó de borracha de pneu, EVA, isopor, espuma e poliuretano), transformando-os em uma massa de matéria-prima, que moldada em uma prensa hidráulica (PHP), resulta na manufatura do tijolo plástico. 

Além dos tijolos serão apresentados ainda uma diversidade de peças que podem ser aproveitadas na construção civil, como caixas para mistura de argamassa, piso intertravado (pavers), fôrmas para concretagem, chapas plásticas que substituem o madeiramento, e na linha de acabamentos, tábuas que simulam madeira envelhecida.

Segundo Mauro Veiga, diretor da empresa, a inovação deste equipamento está no sistema do misturador que, ao invés de separar, consegue aglutinar vários tipos de polímeros com as cargas, simplificando o processamento dos resíduos. O sistema de prensagem também é diferenciado, pois dispensa o uso de injetoras e mão-de-obra qualificada para a confecção das peças. 

Para demonstração “in loco” dos materiais, o stand da Veiga Máquinas na HABITACON será construído com tijolos produzidos com resíduos de descarte.  



05/11/2013

Fonte: Assessoria de Imprensa Veiga Maquinas – Cláudia Farias, fone (51) 9979.2324 e Simoni Jaroszeski – (51)9234.9075

Nenhum comentário:

Postar um comentário