----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 1 de março de 2014

De resíduo da indústria à matéria-prima do trabalho manual


A Eurofios, empresa catarinense de barbantes ecológicos, se especializou em transformar o descarte de empresas da região em material para gerar uma segunda renda para milhares de famílias


A sustentabilidade é uma das questões mais discutidas no Brasil nos últimos anos. E este debate deve crescer ainda mais. Este ano entra em vigor a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, que obriga os municípios a fiscalizarem com mais rigor a reciclagem do lixo.

Além disso, o documento incentiva a logística reversa, que nada mais é do que o retorno dos produtos recicláveis às indústrias após o consumo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, hoje o Brasil produz cerca de 150 mil toneladas de lixo por dia. Desse total, 59% vão para os lixões e apenas 13% são reaproveitados.

Há 10 anos no mercado, a blumenauense Eurofios aposta na sustentabilidade como um negócio. A empresa produz fios ecológicos através do reaproveitamento de resíduos sólidos das indústrias têxteis da região. Todo o processo é feito pela companhia: desde a coleta, passando pela classificação e produção do barbante.

Depois de separar o material por cores – evitando qualquer processo químico de tingimento – o resíduo se transforma em barbantes. Atualmente, já são quase 90 mil toneladas de resíduos do lixo e reaproveitados pela empresa.

Porém,  a atuação da Eurofios não para por aí. A marca também aposta numa parceria com o especialista em crochê no Brasil, Marcelo Nunes, para disseminar o conhecimento sobre os trabalhos manuais e ensinar uma segunda fonte de renda para centenas de pessoas.

“Muitas artesãs nem imaginam que os barbantes utilizados por elas são feitos de produtos recicláveis. E isso mostra que não há diferença entre a qualidade de uma peça feita com matéria-prima reciclada e produtos sem essa característica”, ressalta Paulo Roberto Sensi Filho, diretor comercial da Eurofios.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito, mais gostaria de ganhar linhas pra faser mais trabalhor fiz muito jogo de banheiros ficou lindos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns EuroFios,uso e indico esses barbantes maravilhosos.

    ResponderExcluir