----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto Planeta Reciclável ensina crianças que o isopor pode ser reciclado


Sinepe/PR promove 5ª edição do projeto Planeta Reciclável®

O Isopor® é uma matéria-prima nobre para ser jogada no lixo. Apesar do desconhecimento de muita gente, esse material pode ser reciclado para voltar à cadeia produtiva e também colaborar com a proteção do meio ambiente. O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) defende essa ideia e por isso promove pelo quinto ano consecutivo o projeto Planeta Reciclável®, que tem como objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade, com ênfase na reciclagem do Poliestireno Expandido – EPS, mais conhecido como Isopor®, entre os alunos das instituições particulares de ensino de Curitiba e Região.

O projeto é realizado em parceria com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda, de São Paulo e, desde 2010, já mobilizou a participação de quase 70 escolas e mais de 13.100 alunos e professores da rede particular de ensino. Em 2014, a previsão é que o projeto atenda 16 escolas e 2,2 mil estudantes e professores. A partir dessa semana, inicia o período de realização do ciclo de palestras sobre reciclagem do Isopor®, que segue até o dia 4 de abril. A proposta é que participem alunos do 5.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental pertencentes a instituições de ensino particular associadas ao Sinepe/PR e que já estão inscritas no projeto.

A palestra sobre educação ambiental e noções sobre reciclagem de resíduos sólidos terá duração de uma hora e vai apresentar uma atividade prática com a máquina protótipo que reduz o tamanho do Isopor® para otimizar a logística de transporte do material e sua posterior reciclagem. Os estudantes participantes do projeto serão convidados a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do Isopor®.

Os melhores trabalhos serão premiados e expostos na V Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, no Shopping Palladium. A proposta do evento é também comemorar o Dia Internacional e a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Novas categorias de premiação

Uma das novidades do projeto para este ano é que os estudantes poderão concorrer em duas categorias: Construtiva, na qual poderão apresentar trabalhos como esculturas, maquetes, artesanato e outros trabalhos manuais; e Intelectual, sendo esta última voltada para vídeos, pesquisas, poesias, músicas e peças teatrais. Serão escolhidos dois trabalhos (1.º e 2.º lugares) em cada categoria por escola.

Em 2014, o projeto Planeta Reciclável® conta com o apoio da Santa Luzia, RMB Pack, Shopping Palladium, Serra Verde Express e Parque Beto Carrero World e Rádio Mix FM.

Isopor® pode ser reciclado de três formas:
A reciclagem mecânica transforma o produto em matéria prima para a fabricação de novos produtos (exemplo: rodapé e moldura para quadros). 
- A energética usa o poliestireno para a recuperação de energia, devido ao seu alto poder calorífico. 
- Já a reciclagem química reutiliza o plástico para a fabricação de óleos e gases. 


Serviço:

Projeto “Planeta Reciclável®” 
Quando: de 25 de março a 4 de abril de 2014 (ciclo de palestras)
Local: 16 escolas da rede particular de ensino em Curitiba e Região

V Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos
Quando: 5, 6 e 7 de junho de 2014

Onde: Shopping Palladium - Curitiba/ PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário