----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Espuma de poliuretano muito mais amigável ao ambiente

A espuma rígida de poliuretano possui grande número de aplicações nos produtos industrializados. Uma delas, por exemplo, é proporcionar o isolamento térmico de caminhões frigoríficos. Mas é um material que gera resíduo de difícil reaproveitamento. É frequente então seu descarte em aterros, locais em que o resíduo será isolado do ambiente natural e não retornará ao processo produtivo.

Porém, em busca de uma destinação mais nobre e, como o poliuretano é oriundo do petróleo, com menos utilização dos recursos não renováveis, depois de estudos e desenvolvimento tecnológico hoje já é possível, através de reciclagem química, reaproveitar os resíduos da espuma rígida de poliuretano.

Após a fragmentação, os resíduos são inseridos em reatores (equipamentos próprios para realizar e controlar reações químicas) e recebem adição de reagentes, em um processo denominado glicólise. O resultado final da glicólise é uma substância líquida denominada poliol reciclado, o elemento chave de todo o processo. Na fabricação de novas espumas rígidas, o poliol reciclado será processado junto com o poliol virgem, fornecido pela indústria química para a fabricação do poliuretano. O fato notável é que, nesse caso, a matéria–prima para a fabricação terá uma proporção de 70% de poliol reciclado para 30% de poliol virgem, sem alterações significativas nas características do produto final, como resistência a compressão e tração, resiliência, elasticidade e robustez da estrutura mecânica. Em grande parte, o novo produto será formado por material reciclado.

O processo descrito acima já é uma solução efetiva e aplicada nas empresas conscientes da gestão sustentável. Além de reduzir a necessidade de descarte em aterros, se configura como grande avanço no sentido de minimizar o uso de recursos não renováveis para a obtenção de matéria-prima.


Engenheira Química Vanda Patricia Filinkoski - Assessoria da Proamb

Nenhum comentário:

Postar um comentário