----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ações na construção civil priorizam a sustentabilidade


MRV Engenharia realiza atividades que envolvem todos os trabalhadores nos canteiros de obra

Ações de sustentabilidade são rotina nos canteiros de obra da MRV Engenharia, no Paraná. A construtora desenvolve ações pontuais em suas obras, como a gestão de resíduos e o treinamento dos colaboradores para melhor utilização dos recursos naturais.

Na obra do empreendimento Spazio Campodoro, em Araucária, no Paraná, assim como nas demais obras da construtora, o processo começa logo na entrada, por meio de lixeiras de coleta seletiva identificadas por cores, conforme explica o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Sandro José Paula e Silva: “Em nossas obras e alojamentos, temos lixeiras identificadas por cores para separação dos resíduos e envio para reciclagem”.

Todos os resíduos gerados nas obras têm destino certo, os entulhos são separados das madeiras por meio de compartimentos diferenciados para descarte e reaproveitamento. A companhia mantém um programa de reciclagem, em que os resíduos são separados e reaproveitados e, além disso, até mesmo a água é reutilizada. “Utilizamos um sistema de reaproveitamento da água utilizada em nossos lavatórios. A água das torneiras retorna para uso nos vasos sanitários, evitando o desperdício, diminuindo o consumo do recurso e contribuindo para o meio ambiente”, diz Silva.



A empresa também realiza treinamentos constantes com os seus colaboradores sobre ações de consciência ambiental, separação de resíduos, reciclagem, uso da água, consumo de energia, preservação do meio ambiente, palestras com foco em saúde, entre outros.

Plantio de árvores
Entre as ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, está o plantio de árvores realizado pela companhia. Somente no primeiro trimestre de 2014, foram plantadas mais de 20 mil árvores pela MRV nas regionais em que a companhia mantém negócios.


“O Ano da Sustentabilidade visa criar exatamente esse engajamento entre os funcionários. Além disso, a MRV quer mostrar que ser sustentável é muito mais que apenas se preocupar com o Meio Ambiente. Ser sustentável requer pensar e agir nas diversas dimensões da vida: bem estar social, econômico, ambiental e como cidadão, e aos poucos estamos alcançando todas essas esferas”, analisa Sérgio Lavarini, Diretor de Relações Institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário