----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 29 de julho de 2014

ThyssenKrupp Elevadores apresenta soluções para a eficiência energética nos edifícios na 5ª edição da Greenbuilding Brasil


A ThyssenKrupp Elevadores participa da Greenbuilding Brasil 2014 – Conferência Internacional & Expo com soluções e produtos para a construção sustentável. Em sua 5ª edição, o evento reunirá empresas e profissionais da indústria da construção, entre os dias 05 e 07 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. 
Contribuir para que a vida nas cidades seja mais inteligente e amigável, por meio de tecnologias em transporte vertical é uma das políticas da empresa. Com o crescimento da população urbana – que deve atingir 60% da população mundial até 2030, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) – e os desafios impostos com a questão energética, os elevadores desempenham um papel importante no futuro sustentável das cidades.
Hoje, os edifícios já respondem por 40% do consumo de energia do mundo, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), e a tendência é reduzir este índice, buscando soluções mais eficientes dentro de um padrão de construção sustentável.
As novas tecnologias em elevadores podem melhorar a sustentabilidade econômica e ambiental dos edifícios, reduzindo o consumo de energia em edifícios novos; além de ganhos com soluções para a modernização de elevadores antigos.
O sistema regenerativo de energia da ThyssenKrupp Elevadores é um dos produtos que a empresa destacará na Greenbuilding. O sistema é a tecnologia mais aplicada para a redução do consumo de energia em elevadores. Com ele, o prédio recebe parte da energia devolvida pelo motor de tração do elevador em dois momentos: quando sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com a capacidade acima de 50%.
Os elevadores da nova torre do One World Trade Center, em Nova York (EUA), são um exemplo de ganho com o sistema regenerativo. A capacidade de gerar energia será suficiente para alimentar todo o sistema de iluminação do edifício com 104 andares e inauguração prevista para 2015.
No Brasil, o Eldorado Business Tower, prédio de escritórios localizado em São Paulo, é referência da eficiência energética dos elevadores com o sistema regenerativo. Medições feitas pela empresa registraram uma economia de 1600 kW por mês com cada elevador, o que equivale a 37% de economia no consumo de energia.  O sistema já está em operação em outros prédios com elevadores da marca ThyssenKrupp e sua aplicabilidade deve crescer significativamente, principalmente, em projetos comerciais. 
A máquina de tração sem engrenagem é outra solução sustentável que estará em exposição. Como não precisa de óleo lubrificante, a gearless contribui com o meio ambiente; além de melhorar o desempenho do motor com impacto na redução do consumo de energia do elevador. Este modelo de máquina é usado em diferentes projetos, inclusive em prédios onde a casa de máquinas já não é necessária. Nestes casos, a máquina é acoplada à própria caixa de corrida do elevador. Fabricado com contrapesos mistos de concreto e sucata de aço, o Synergy - elevador sem casa de máquinas da ThyssenKrupp - reduz o volume de sucata gerado pela empresa e, consequentemente a emissão de CO2
Outro produto desenvolvido para tornar o ciclo do elevador mais sustentável é a corrediça verde. Peça importante para o funcionamento do elevador, na versão “ecológica”, a corrediça também não utiliza óleo para reduzir o atrito resultante do contato entre a corrediça e as guias, com benefícios para o meio ambiente e a performance dos elevadores.
A área de engenharia da ThyssenKrupp Elevadores desenvolveu também modelos de cabina com lâmpada LED, que reduz o consumo de energia em até 30% em comparação com as lâmpadas fluorescentes. O módulo eletrônico da lâmpada LED é totalmente lead-free, ou seja, seus componentes e o processo produtivo são livres de chumbo, substância altamente tóxica ao ser humano e ao meio ambiente. Também ajuda a reduzir os índices de gases de efeito estufa porque emite 82% menos de CO2 na atmosfera, se comparada com outros tipos de iluminação.

Negócio sustentável
A sustentabilidade é parte da estratégia de negócio da ThyssenKrupp Elevadores. Além do desenvolvimento de novos produtos com maior eficiência energética, alinhando soluções em movimento à realidade das edificações e cidades sustentáveis, a empresa adota várias iniciativas para que o processo produtivo seja cada vez mais limpo.
         A plataforma de sustentabilidade é conduzida por duas equipes diferentes. Uma delas desenvolve ações focadas na unidade fabril, em Guaíba (RS), e a outra atua nas unidades de negócios da empresa. As iniciativas vão desde as ações ambientais até os processos relacionados com a área de atuação da empresa como o de manutenção de elevadores.
Como parte da política mundial de sustentabilidade, a fábrica foi a primeira do setor de elevadores no Brasil a conquistar o selo “Emissão Zero” para Gases de Efeito Estufa (GEE), além das certificações da ISO 14064 (referente ao inventário de emissão de gases de efeito estufa) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

A empresa é membro do Green Building Council Brasil desde 2011, possui um colaborador com a certificação LEED Green Associate e 120 colaboradores treinados em prédios verdes para um melhor atendimento ao cliente. 


Greenbuilding Brasil 2014 – Conferência Internacional e Expo
Data: de 05 a 07 de agosto de 2014
Horário: das 10 às 20 horas
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues – São Paulo – SP
Visite o estande da ThyssenKrupp Elevadores: Rua D20

Para mais informações sobre a empresa acesse:

@seuelevador
SeuElevador
ThyssenKruppElevadores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário